Rafa Kalimann contrai malária durante viagem e volta para o Brasil às pressas

Publicado em 13 jul 2022, às 11h09.

A influenciadora Rafa Kalimann, de 29 anos, contraiu malária durante uma viagem a Moçambique, na África. De acordo com informações da revista Quem, ela estava no país em uma missão humanitária, mas começou a sentir náuseas, foi medicada e antecipou sua volta ao Brasil para se cuidar.

Leia mais: Jovem descobre doença misteriosa ao pedir ajuda no Facebook

Em seu último post no Instagram, Rafa postou uma foto com uma criança da África que recebeu o seu nome como homenagem. Ela completa falando sobre o trabalho humanitário que realiza há mais de 10 anos.

Sobre a doença

A malária é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. As infecções costumam acontecer em países tropicais e subtropicais. A transmissão é mais comum através da picada de um mosquito, mas pode ocorrer também por transfusão de sangue contaminado e seringas infectadas. Os sintomas são febre alta, calafrios, sudorese, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite, pele amarelada, cansaço e náuseas. Se o caso piorar, as pessoas podem ter convulsões, entrar em coma e até morrer.

Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.

Por outro lado, as medidas de prevenção coletiva contra malária são borrifação intradomiciliar, uso de mosquiteiros, drenagem, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho e uso racional da terra.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.