Pesquisa aponta que sete em cada 10 brasileiros não concordam com reabertura do comércio

Publicado em 11 jun 2020, às 12h30. Atualizado às 12h43.

Uma pesquisa feita pela Ipsos aponta que sete em cada 10 brasileiros não concordam com a reabertura do comércio no país.

Conforme a empresa, o estudo Tracking the Coronavirus foi realizado com entrevistados de 16 nações, sendo 1000 brasileiros.

Pesquisa sobre reabertura do comércio no Brasil

Ao todo, 71% dos indivíduos ouvidos acreditam que a reabertura colocaria muitas pessoas em risco, e 29% acredita que o risco é mínimo, sendo inclusive necessário a reabertura para que a economia volte a funcionar.

Considerando todos os países participantes da pesquisa, é o Brasil quem mais teme a reabertura dos negócios.

A Índia vem segundo lugar com 69%, e o México e a Coreia do Sul, empatados em terceiro lugar com 65%, também acham que a medida pode trazer perigo à sociedade.

Na outra ponta, China (35%), Itália (36%) e França (41%) são os que menos veem risco na abertura dos negócios.

Desemprego em pauta

Além das preocupações relativas à saúde, a pandemia do coronavírus trouxe também muita incerteza em relação ao mercado de trabalho.

Conforme a pesquisa, apenas 42% dos brasileiros acreditam que os empregos perdidos serão recuperados ao fim do período de quarentena.

Além disso, os países com índices mais altos de pessimismo são França (23%), Itália e Espanha (ambos com 31%) e Japão (32%).

Por outro lado, na Índia, há uma onda otimista: 73% dos ouvidos locais creem que os empregos serão recuperados. Em segundo lugar está a Alemanha, com 51%, e o México em terceiro, com 49%.

Ao todo, a pesquisa online foi realizada com 16 mil entrevistados de 16 países entre o período de 21 a 24 de maio de 2020. A margem de erro é de 3,5 p.p..