Veja como vai funcionar o teste de varíola dos macacos no Paraná
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (20) o primeiro registro de teste para diagnóstico de varíola dos macacos no Brasil. O kit molecular, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já está disponível no Paraná.
Leia também:
- Londrina confirma dois casos de varíola dos macacos
- Anticoncepcional masculino deve chegar as prateleiras em 2023, diz especialistas
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR), o kit deve ser implementado nos próximos dias. Havendo a suspeita da doença, os pacientes devem procurar uma unidade de saúde, relatar os sintomas para que então as equipes façam a coleta do material para análise.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, a mudança afetará principalmente os planos de saúde, que passam a ser obrigados a disponibilizar o exame. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o exame já eram concedidos.
Monkeypox no Paraná
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, existem 153 casos ativos de varíola dos macacos em todo o estado. São 154 homens e oito mulheres infectadas com o vírus monkeypox.
Os dados foram divulgados no último boletim do dia 14 de setembro. Eles são atualizados semanalmente pela Secretaria Estadual de Saúde. O próximo boletim está previsto para ser divulgado nesta quarta-feira (21).