Reitor garante uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados da UFPR
O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) declarou nesta segunda-feira (28), que, mesmo após a liberação do prefeito de Curitiba, o uso de máscara segue obrigatório em ambientes fechados da instituição. Segundo Ricardo Marcelo Fonseca, o posicionamento considera uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Considerando a decisão do STF (na ADPF 756) que reafirmou a autonomia universitária nas questões sanitárias e dado o conteúdo da nota técnica da comissão de cientistas da UFPR de 28/03/22, COMUNICO à comunidade da UFPR que o uso de máscaras em ambientes fechados segue obrigatório”,
escreveu o reitor no Twitter.
Fonseca publicou a informação por volta das 23h45 desta segunda-feira, cerca de três horas após o anúncio de Rafael Greca. O reitor ainda comentou que a portaria com a decisão será publicada ainda nesta terça-feira (29).
- Leia também: Curitiba retira obrigatoriedade das máscaras em locais fechados, exceto em serviços de saúde
Na publicação nas redes sociais, a decisão gerou discussão entre estudantes. Enquanto alguns se posicionaram a favor do uso de máscaras, outros comentaram que a liberação não impede que quem queira continue usando.
PUC libera máscaras
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) também emitiu um comunicado após a decisão de Rafael Greca. A instituição informou que os estudantes e colaboradores poderão circular nas dependências da universidade sem máscaras. Até mesmo em ambientes fechados está liberado o acessório de proteção.
Segundo a PUCPR, somente em ambientes hospitalares e relacionados à saúde, o uso de máscara é obrigatório.