Qual remédio tomar se estou com sintomas de coronavírus
De acordo com Alcides Oliveira, diretor do centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, pessoas com sintomas de infeção pelo novo coronavírus (doença COVID-19) devem, primeiramente, ligar para os telefones disponibilizados pela administração municipal.
Ainda conforme Oliveira, doentes isolados em suas residências podem tomar remédios antitérmicos para o controle da febre, que é um dos sintomas da COVID-19. Por outro lado, devem evitar o uso de anti-inflamatórios.
“Se você está com quadro inicial de sintomas respiratórios, espere alguns dias, tome um antitérmico habitual de suas casas. O que não é recomendado é o uso de ANTI-INFLAMATÓRIO, como por exemplo, o ibuprofeno. Mas os antitérmicos habituais que todo mundo tem na sua farmacinha caseira pode ser tomado para tirar a dor no corpo, para controlar a febre. Se em um ou dois dias essa febre permanecer procure um serviço de saúde. Porém, se em dois dias não estiver sentindo absolutamente nada ou apenas uma tosse leve, uma leve dor de garganta, poderá permanecer em casa sem a necessidade de ir até um serviço de saúde”, explica.
A febre provocada pelo novo coronavírus inicia branda, mas pode sofrer uma agravamento.
“A febre inicialmente não é alta. O coronavírus começa com o quadro inicial bem leve, febre baixa, essa dor no corpo. Quando tem que se preocupar? Após uma semana de evolução do quadro, principalmente, no caso dos idosos. Porque os idosos após uma semana poderão desenvolver uma pneumonia e isso está acontecendo lá na Europa”, ressalta Oliveira.
O que diz a OMS
No dia 17 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que ibuprofeno não seja usado para tratar possíveis sintomas da COVID-19, depois que o ministro da saúde francês alertou sobre o uso do medicamento no último sábado (14). Isso porque uma pesquisa publicada na revista científica “The Lancet”, na semana passada, sugeriu que pacientes com diabetes e hipertensão tratados com ibuprofeno têm maior risco de desenvolver quadros severos da doença.
No entanto, nesta quinta-feira (19), a própria OMS voltou atrás e retirou a restrição ao uso de medicamentos à base de ibuprofeno no tratamento da Covid-19. Conforme a organização, “após uma rápida revisão da literatura [pesquisas científicas], a OMS não está ciente dos dados clínicos ou de base populacional publicados sobre esse tópico” e ainda completou “Não temos conhecimento de relatos de efeitos negativos do ibuprofeno, além dos efeitos colaterais conhecidos usuais que limitam seu uso em determinadas populações”.
Saiba mais sobre o coronavírus!