Rita Lobato: tudo sobre a médica brasileira homenageada pelo Google

Além de médica, Rita Lobato também foi a primeira mulher vereadora no Rio Grande do Sul

Publicado em 7 jun 2024, às 13h29.

Nesta sexta-feira (7), o Google está homenageando os 158 anos do nascimento da primeira mulher a se formar em medicina no Brasil. Rita Lobato Velho Lopes nasceu em 7 de junho de 1866 no Rio Grande do Sul e se formou aos 21 anos.

Rita Lobato foi a primeira médica do Brasil
Google homenageia primeira médica do Brasil (Foot: Reprodução)

Quem foi Rita Lobato?

Nascida no Rio Grande do Sul no século 19, Rita Lobato rompeu os padrões sociais da época. Desde criança muito inteligente procurou estudar e tinha o sonho de ser médica. Ela iniciou os estudos no ensino superior aos 17 anos na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Mas foi na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia que terminou o curso.

Rita concluiu os estudos aos 21 anos, após conseguir adiantar exames e provas de matérias de outros anos. Ela colou grau no dia 10 de dezembro de 1887. A primeira médica do Brasil teve duas especializações, pediatria e ginecologia e obstetrícia. A morte da mãe foi uma das coisas que motivou a escolha, após ela morrer no parto do 13º filho por complicações.

Logo após se formar, ela retornou ao Rio Grande do Sul onde exerceu a função por 38 anos. Quando se aposentou todo doou o todo o material cirúrgico à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Primeira vereadora

Mesmo depois de deixar a medicina, Rita Lobato não parou de quebrar paradigmas. Ela fez parte de movimentos pela luta do voto feminino. A conquista veio em 1932, e dois anos depois concorreu e foi eleita a primeira mulher vereadora do Rio Grande do Sul.

Rita Lobato Velho Lopes faleceu em Rio Pardo, aos 87 anos, em 6 de janeiro de 1954.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui