Saiba como se prevenir da gripe com chegada de frente fria: cuidados e vacinação
A vacina contra a gripe está liberada para o público desde o dia 2 de maio no Paraná, segundo a Secretaria de Estado da Saúde
Ambientes mais fechados, menos circulação de ar, temperaturas baixas e maior umidade do ar compõem um cenário propício para a proliferação do vírus da gripe e outros vírus respiratórios. Casos de doenças como gripe, resfriado, sinusites, bronquites, bronquiolite, crises de asma e pneumonias são mais frequentes nessa época do ano, principalmente com a chegada de uma frente fria ao Paraná. Saiba como se previnir:
Para evitar o número de casos de infecções por síndromes respiratórias, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça que os cuidados básicos e a vacinação protegem a população. Influenza (gripe), Sars-CoV-2 (Covid-19), Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e rinovírus são os vírus que mais circulam atualmente no Paraná.
Leia também:
- Nova vacina da Covid-19 chega ao Paraná; veja diferencial
- Vacina contra a gripe é aplicada em todo o Paraná para maiores de seis meses
- Paraná Clube terá torcida no setor visitante e fica perto de esgotar ingressos
Prevenção contra a gripe e Covid-19
Atitudes como lavar as mãos com água e sabão com frequência, não tocar os olhos após contato com superfícies utilizadas por várias pessoas (corrimões, maçanetas, telefone, etc) e evitar permanecer em ambientes sem ventilação e com aglomeração de pessoas auxiliam e são fundamentais na proteção contra os vírus.
Além desses cuidados, a vacinação contra a gripe e Covid-19 se torna um importante escudo na defesa do organismo, contribuindo para a redução das complicações, internações e ainda da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza na população. A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
Desde o dia 2 de maio, todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem receber a vacina contra a gripe. As unidades de saúde dos municípios disponibilizam a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.