Saiba o que é endometriose, doença que a cantora Anitta enfrenta

Publicado em 8 jul 2022, às 11h38. Atualizado às 11h39.

A cantora Anitta usou o Twitter para revelar que tem endometriose, doença que afeta o útero, ovários e a cavidade abdominal. A publicação da artista aconteceu na última quinta-feira (7), nos tweets ela revelou que sofre com a doença há nove anos, mas que o diagnóstico correto demorou para acontecer. Agora, a cantora deve passar por uma cirurgia.

“Estou aqui no auge dos acontecimentos mais inacreditáveis da minha vida um atrás do outro tipo um rajadão de bênçãos… mas num ta dando pra sorrir por motivos de: precisamos falar sobre endometriose”,

escreveu a cantora.

Na postagem a cantora alerta sobre os sintomas e a importância de procurar mais de uma opinião médica. Para entender melhor a doença continue lendo o texto abaixo.

O que é endometriose?

De acordo com o Ministério da Saúde, a endometriose é uma doença ginecológica, que causa o desenvolvimento e crescimento de glândulas fora da cavidade uterina, resultando em uma inflamação crônica. A doença afeta normalmente as mulheres em idade reprodutiva.

A doença afeta 8 milhões de brasileiras. Em em 2019, mais de 11 mil brasileiras precisaram de internação por causa da doença. Algumas mulheres tiveram que passar por cirurgia para retirada do útero, colo do útero, ovários e tubas uterinas que foram comprometidos pela doença. 

Sintomas da endometriose

A endometriose pode ser assintomática. Os principais sintomas são:

  • Dor pélvica;
  • Cólica menstrual;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
  • Infertilidade.

Diagnóstico

O diagnóstico da endometriose é feito por meio de um exame de laparoscopia. A identificação da doença em seu estágio inicial e o encaminhamento ágil, colabora para um melhor resultado no tratamento.

Tratamento para endometriose

O tratamento para endometriose pode ser feito com medicamento ou cirurgia. O método de tratamento pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e a extensão da localização da doença.

Procure um médico ao sentir cólicas menstruais fortes, mantenha seus exames em dia. Se existe suspeita da doença, realize os exames necessários para o diagnóstico.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui