Saiba o que é síndrome da pessoa rígida que afeta cantora Céline Dion

Publicado em 12 dez 2022, às 12h34.

A cantora Céline Dion, de 54 anos, divulgou nas suas redes sociais, na última quinta-feira (8), que vai adiar toda a sua próxima turnê devido a um problema neurológico. Trata-se da stiff-person (SPS), mais conhecida como síndrome da pessoa rígida.

Segundo a Associação de Parapesia Espástica Hereditária e Correlatas do Brasil (ASPEC Brasil), a SPS afeta 1 indivíduo a cada 1 milhão de pessoas. A condição afeta duas vezes mais mulheres do que homens.

De acordo com o Manual MSD, a síndrome da pessoa rígida é uma doença do sistema nervoso central que causa rigidez e espasmos musculares progressivos.

Sintomas da síndrome da pessoa rígida

Os sintomas mais comuns na síndrome da pessoa rígida são: Intensa rigidez ao movimentar o tronco, braços e pernas, associados com espasmos, que podem levar a fratura óssea. Em alguns casos, podem ocorrer perda da voz e espasmos no pescoço com uma sensação subjetiva de falta de ar.

Diagnóstico da síndrome da pessoa rígida

De acordo com os médicos, a SPS é de difícil diagnóstico. Por isso, é fundamental um exame clínico adequado e que sejam realizados importantes exames complementares como a ressonância magnética do cérebro, entre outros exames.

Tratamento para síndrome da pessoa rígida

O tratamento visa controlar os sintomas e a melhorar a mobilidade do paciente. Embora algumas pessoas em tratamento para SPS possam manter níveis razoáveis ​​de atividade, a maioria torna-se cada vez mais incapacitada com o tempo.

O tratamento depende dos sintomas e da gravidade de cada paciente, que podem incluir desde remédios para dor até tratamento de quimioterapia e cirurgia.

Veja o comunicado da Céline Dion nas redes sociais:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Céline Dion (@celinedion)

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui