Saiba onde vacinar seus filhos contra pólio neste sábado em Curitiba

por Leonardo Pedrollo
Com supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 20 nov 2020, às 18h05. Atualizado às 18h23.

Neste sábado (21/11) Curitiba terá mutirão de vacina contra a poliomielite e multivacinação. A Secretaria Municipal da Saúde vai oferecer drive-thru da “gotinha” em seis pontos da cidade e também abrirá quatro Unidades de Saúde onde, além da pólio, serão oferecidas doses da multivacinação para crianças e adolescentes.

Com o mutirão da vacina em dez pontos da cidade, a Prefeitura quer aumentar a proteção de crianças na faixa etária entre 1 ano e menos de 5 anos contra a doença que causa paralisia infantil, e também contra  meningite, pneumonia, tuberculose, caxumba, rubéola, sarampo.

Neste ano, a campanha de reforço contra a pólio em Curitiba vacinou 50% das crianças. Mesmo com a carteira vacinal em dia, é necessário a nova dose de reforço.

O mutirão da vacina será das 9h às 17h, com um ponto em cada região da cidade. Quem comparecer deve apresentar a carteira de vacinação.

“O ano realmente é atípico em razão da pandemia, mas nossas unidades e profissionais estão totalmente preparados para atender a população com total segurança. A vacinação é fundamental para que não tenhamos a volta de doenças graves como a paralisia infantil, que causou perdas e sequelas graves nas crianças em décadas anteriores”, afirma Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde.

O sistema drive-thru é exclusivo para a vacina da gotinha, que também será oferecida nas quatro unidades de saúde que abrirão no sábado especialmente para a vacinação.

Multivacinação para crianças e adolescentes de 1 a 14 anos de idade

Para crianças e adolescentes de 1 a 14 anos de idade as unidades de saúde que ficarão abertas no sábado vão oferecer também doses da multivacinação, um combo de proteção contra 20 doenças.

Estão no pacote da multivacinação: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), HPV (câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A e hepatite B.

A meningo ACWY é uma novidade neste ano, e protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y e está disponível para adolescentes de 11 a 12 anos.

Mutirão da vacina deste sábado, onde tomar?

Drive-thru da gotinha

Todos esses locais ficaram abertos ao sábado das das 9h às 17h:

  • Cajuru – Rua da Cidadania do Cajuru – Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru
  • CIC – Parque dos Tropeiros – Rua Maria Lúcia Locher de Athayde, CIC
  • Matriz – Praça Ouvidor Pardinho – Rua Nunes Machado, Rebouças
  • Portão – Estacionamento do supermercado BIG – Rua Arthur Bernardes, 1.250, Santa Quitéria
  • Pinheirinho – Associação Centro de Educação Cristã Acadêmica – Rua Major Vicente de Castro, 2.575, Fanny
  • Boqueirão – Rua da Cidadania do Boqueirão, na Praça do Carmo – Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430

Unidades de Saúde – Pólio e multivacinação

Todos esses locais ficaram abertos ao sábado das das 9h às 17h:

  • US Campina do Siqueira- Rua Gen. Mário Tourinho, 1.684, Campina do Siqueira
  • US Rio Bonito – Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana
  • US Bairro Alto – Rua Jornalista Alceu Chichorro Jr, 314, Bairro Alto
  • US São João Del Rey – Rua Realeza, 259, Sítio Cercado
  • US Ouvidor Pardinho – Praça Ouvidor Pardinho, Centro