Saiba quais os super alimentos que não podem faltar na sua dieta

Publicado em 17 nov 2020, às 09h36.

Os super alimentos vêm ganhando cada vez mais espaço na mídia e na lista de compras das pessoas. Mas, afinal o que são super alimentos? Segundo a nutricionista Angela Federau, nenhum alimento é super sozinho. “Precisamos tomar cuidado com a definição de super alimentos. Um alimento só pode ser considerado super quando estiver incluído em uma rotina alimentar saudável e variada. Esses alimentos devem estar presentes nas nossas refeições, mas eles não podem ser únicos”, explica.  

Gengibre com limão

Alguns alimentos podem ser usados como forma de prevenir e até tratar doenças. O limão e o gengibre são exemplos de alimentos aliados da imunidade. “Nesse momento de pandemia, a vitamina C presente no limão e os antioxidantes presentes no gengibre, combinados, resultam em um shoot incrível capaz de ajudar a aumentar a imunidade. Além disso, o gengibre é termogênico, tem propriedades anti inflamatórias e digestivas”, ressalta Angela.   

Abacate

Apesar do valor calórico, o abacate vem sendo muito requisitado por quem quer emagrecer e manter um estilo de vida mais saudável. “Mesmo em uma dieta que visa a perda de peso o consumo de calorias é necessário. O abacate é uma fonte de calorias boas, ou seja, elas trazem nutrição. Ele é rico em gorduras boas que aumentam nosso HDL – colesterol bom que protege nossa função cardiovascular e melhora nosso fluído sanguíneo”, revela a nutricionista. Outra qualidade do abacate é a versatilidade. Afinal, o fruto pode ser consumido doce em forma de vitamina, cremes ou salgado em saladas e outros preparos. Para quem quer emagrecer, Angela ensina “o segredo para consumir abacate, ou qualquer outro alimento, é quantificar e controlar a quantidade”. 

Cacau em pó 

O cacau em pó, ou o chocolate em sua forma mais pura, também traz inúmeros benefícios à saúde. “Quanto mais amargo e escuro for o cacau, mais propriedades nutricionais ele têm. Essa versão do chocolate é rico em de triptofanos que são substâncias precursoras de serotonina, que nos traz a sensação de bem-estar. O cacau em pó ou até mesmo o chocolate mais perto do 100% é excelente para aplacar os sintomas da TPM, menopausa e até aquela falta de disposição depois do almoço. Além disso, o cacau é rico em antioxidantes e protegem nossa função cardiovascular”, conta a nutricionista. 

Ovos 

Depois de anos na berlinda como vilão, o ovo deu uma guinada e hoje tem status de super alimento. “O ovo é uma proteína muito completa. Hoje sabemos que ele possui gordura boa, aquela que aumenta os níveis de HDL. É possível consumir de um a dois ovos por dia. Dê preferência às versões cozidas, fritas em frigideira antiaderente ou com pouco azeite”, finaliza Angela Federau.  

Sobre Angela Federau 

Angela Federau, nutricionista

Angela Federau é nutricionista clínica (CRN-8: 5047), pós-graduada em fitoterapia aplicada à nutrição e especializada em nutrição funcional, pediátrica e escolar. Participa como convidada de pesquisas científicas e genéticas da UFPR como o mapeamento e estudo genético da comunidade Menonita e é revisora de artigos científicos e textos para sites médicos. É palestrante, escritora de livros, artigos e colunas em jornais e revistas. Nutricionista responsável pela  APSAM – Associação Paranaense Superando a Mielomeningocele. Angela também é empresária do segmento alimentício. Além disso, a nutricionista atua como parceira da Polícia Militar do Paraná e de clínicas de fertilidade.  

www.instagram.com/angelafederau.nutri  

https://www.facebook.com/AngelaFederau.Nutricionista/

Contatos para atendimento:  

Centro: (41) 3027-3931/99534-9489

Xaxim: (41) 99844-0043

Consulta online: (41) 99657-0134