Saúde reorganiza rede para focar esforços no combate ao novo coronavírus

por Lais Andrade
com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba
Publicado em 7 maio 2020, às 00h00.

A Secretaria Municipal da Saúde reorganizou o atendimento na rede para focar esforços no combate ao novo coronavírus na capital e ao mesmo tempo continuar com os demais atendimentos essenciais à população.

As modificações contemplam, nesta fase, a abertura de 237 leitos de UTI na capital e mais 607 leitos de baixa complexidade em toda a rede do município (pública e particular), reorganização de unidades básicas de saúde, remanejamento de profissionais e alteração do fluxo das Unidades de Saúde.

“Trata-se de um plano de contingência para ganharmos eficiência no enfrentamento à pandemia”, diz a secretária Márcia Huçulak.

Mais leitos

A abertura dos leitos deve começar nesta semana, o trabalho é fruto da reorganização feita por conta da pandemia e contemplam hospitais públicos e privados.

Os 237 novos leitos de UTI representam um crescimento de 31% nas vagas de tratamento intensivo de Curitiba (eram 761 até aqui).

Considerando os novos leitos de UTI (237) e demais novos leitos (607), há uma acréscimo de 15% na rede toda (sobre a base 5.623.)

Como vai funcionar

Com a reorganização, 11 unidades de saúde funcionarão exclusivamente para vacinação do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. Farão a imunização de todas as doenças, exceto contra influenza (gripe).

Em 74 unidades de saúde, o fluxo passa a ser dividido logo na entrada, separando fisicamente as pessoas com sintomas suspeitos do novo coronavírus das que apresentam outras urgências (como pressão alta e atendimentos essenciais, como pré-natal, pacientes com condições crônicas descompensadas e outros casos).

Com a mudança, 26 unidades, bem como as 11 dedicadas à vacinação, irão transferir o atendimento para unidades próximas e todos os profissionais desses locais irão reforçar o atendimento no restante da rede. Com isso, cerca de 850 profissionais vão para linha de frente ao combate ao novo coronavírus.

Novo atendimento

Quem tinha como unidade de referência alguma das unidades cujo serviço será remanejado neste período pode consultar a lista abaixo, para verificar qual passa a ser a sua nova unidade de referência neste momento.

>> Lista de 74 unidades básicas de saúde que atenderão urgências odontológicas, quadros respiratórios graves e os atendimentos essenciais

>> Lista de 11 unidades de básicas de saúde que disponibilizarão vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 

>> Lista de unidades básicas de saúde que terão atendimento redirecionado e qual a respectiva nova unidade de referência

Fonte Informação: Prefeitura Municipal de Curitiba

Mostrar próximo post
Carregando