Secretaria de Saúde de Curitiba recomenda isolamento domiciliar para quem viajou no fim do ano

por Redação RIC.com.br
com Prefeitura de Curitiba
Publicado em 4 jan 2021, às 15h37. Atualizado às 15h40.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) emitiu uma recomendação, nesta segunda-feira (4), para que as pessoas que viajaram para as festas de final de ano façam isolamento domiciliar voluntário por pelo menos sete dias. O pedido tem o objetivo de controlar a transmissão do novo coronavírus. 

Para aqueles que são obrigados a retornar ao trabalho presencial, a secretaria alerta que os cuidados devem ser redobrados com o uso constante de máscara, deixar ambientes arejados, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento no ambiente de trabalho.

Márcia Huçulak, secretária Municipal da Saúde, também reforçou a importância de aguardar pelo menos sete dias para visitar  familiares que fazem parte do grupo de risco para complicações da covid-19, doentes crônicos e pessoas com mais idade.

“Se você foi viajar ou participou de confraternizações com pessoas de fora do seu núcleo familiar, espere o período de isolamento para visitar os avós, pai e mãe, amigos. Aguarde um pouco e fique atento aos sintomas”, orienta a secretária Municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

De acordo com o comunicado, a orientação vale para qualquer destino, nacional ou internacional, seja a viagem de carro, ônibus ou de avião. 

Central 3350-9000

Durante os dias de isolamento, a pessoa deve ficar atenta aos sintomas respiratórios como tosse, dor de cabeça, sinusite, dor de garganta e febre. Caso apresente qualquer um deles, a orientação é ligar para a Central de Teleatendimento (3350-9000).

A Central da Prefeitura de Curitiba funciona de segunda a segunda, das 8h às 20h.