Sesa coloca regionais em alerta para casos de hepatite aguda grave em crianças

por Giselle Ulbrich
com informações da repórter thais Camargo, da RICtv
Publicado em 28 abr 2022, às 22h26. Atualizado às 22h30.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) encaminhou um alerta para todas as regionais de saúde do estado. A orientação é identificar, investigar e notificar casos potenciais de hepatite aguda grave, doença que está causando surto em crianças na Europa. A doença ainda está em investigação por lá.

“A medicina ainda não sabe esclarecer adequadamente o agente causal dessas hepatives. O vírus que mais se correlaciona com esses casos é o SARS-CoV2, que e o nosso vírus da Covid-19, e um subtipo específico de adenovírus, que é o adenovírus 41, que é a causa mais cotada para a essa hepatite aguda em crianças”,

disse a médica hepatologista Daphne Benatti Gonçalves Morsoletto.

A médica ressalta que no Brasil até o momento não há nenhum caso suspeito. Ela diz ainda que aqui no país a hepatite mais comum em crianças é o tipo A e apenas 10% dos pacientes têm sintomas.

“Geralmente causa febre, amarelão. E é uma doença autolimitada, ou seja, tem começo, meio e fim. E não precia de intevenção terapêutica pra resolução do quadro”,

disse a médica.

E a prevenção é  simples, basicamente a mesma que já se conheceu com a pandemia, que são os hábitos de higiene. Entre eles está o lavar as mãos frequentemente e lavar bem os alimentos antes de consumir.