Surto de Covid-19 é registrado na Penitenciária Feminina do Paraná
Nesta quarta-feira (19), a Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, registrou um surto de Covid-19 entre os agentes penitenciários.
Tendo ao todo 12 servidoras com testes positivos para a doença e outros três casos suspeitos que aguardam resultado de exame, segundo a nota encaminhada pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), até o momento, não foram registrados casos entre as presas custodiadas na penitenciária feminina, apenas entre as servidoras. As 12 servidoras, diz o Depen, estão com sintomas leves e passam bem.
Diante de tal situação, a direção da PFP determinou a interrupção das movimentações internas de presas para canteiros de trabalho, ensino, entre outros. Como prevenção, estão mantidos apenas, segundo o Depen, os serviços considerados essenciais.
Outra medida utilizada para conter as transmissões na penitenciária é o reforço dos protocolos de higiene em toda a unidade prisional.
Testagem em massa foi o que comprovou surto
O Depen afirmou ainda que os casos foram identificados após o pedido da direção da penitenciária para a testagem em massa de todos servidores, depois que uma agente penitenciária apresentar o resultado positivo para a doença. A testagem foi realizada por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Em nota o Depen informou também que a vacinação dos agentes penitenciários encontra-se em andamento. Os profissionais estão sendo vacinados, de forma gradativa, junto às forças de segurança pública do Estado.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que até esta terça-feira (18), 10.951 profissionais das forças de segurança e salvamento foram imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todo o Paraná. O total da população estimada para o grupo é de 169.057 pessoas. Com a segunda dose, 4.987 pessoas foram vacinadas.