Surto de Hepatite A: 401 casos e 5 mortes são confirmadas em Curitiba
Em uma semana, 27 novos casos foram confirmados e o surto da doença preocupa as autoridades na capital
O boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira (15) aponta que 27 novos casos de Hepatite A foram registrados em uma semana em Curitiba. A capital do Paraná enfrenta um surto da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Ao todo, são 401 casos confirmados no boletim do surto de Hepatite de janeiro até o dia 12 de julho de 2024. Além disso, cinco pessoas morreram e um transplante hepático foi realizado em decorrência da doença no município.
Conforme a secretaria, do número total de casos, 289 são homens e 112 mulheres. A maioria dos contaminados são homens de idade entre 20 e 39 anos.
Dos casos confirmados até o momento, 246 pacientes foram internados em leitos hospitalares e 12 precisaram de cuidados intensivos em UTI.
O que é Hepatite A?
Conforme o órgão de saúde, a Hepatite A é uma doença infectocontagiosa transmitida aos seres humanos por fezes contaminadas. Mesmo após se curar, a pessoa que foi contaminada continua eliminando o vírus nas fezes por até 150 dias.
De acordo com SMS, a doença é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por relação sexual desprotegida. A transmissão se dá por meio do compartilhamento de objetos, mãos contaminadas ou sexo anal/oral entre uma pessoa que adoeceu pelo vírus A da hepatite e outra saudável. A contaminação acontece pelo contato de fezes com a boca.
Prevenção
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, é possível prevenir a doença com cuidados de higiene.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui