Tele-enfermagem: consultas a distância para auxiliar na luta contra o Covid-19

por Fernanda Xavier
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 25 mar 2020, às 00h00.

Com 100 mil novos casos registrados nesse período, agora o total de infectados pelo Covid-19 ultrapassa os 300 mil

Uma medida apontada pela organização como efetiva na diminuição de infectados, e que muitos locais têm adotado, é o isolamento social, já que a doença é transmitida por contato. De acordo com Vitor Moura, CEO da VidaClass, a tele-enfermagem tem sido uma grande aliada na luta contra o coronavírus. 

“O isolamento é necessário para diminuir a curva de contaminação e não lotar nosso sistema de saúde. Uma pessoa que vai ao hospital analisar os sintomas tem mais chance de ser infectada do que a que fica em casa. Por isso, lançamos um serviço de tele-enfermagem focado no Covid-19 na nossa plataforma. Disponibilizamos uma consulta com enfermeiros sem expor o paciente ao risco de contaminação”, explica Vitor

Segundo o Coren-SP (Centro Regional de Enfermagem de São Paulo) sobre a realização de orientações em plataforma digital, o enfermeiro pode realizar:

  • Teleducação para o paciente, cliente, cuidador familiar, família e comunidade
  • Dar informações, orientações e educação complementar por meios eletrônicos (como a avaliação oferecida pela VidaClass)

Isso pode acontecer, desde que atendidas as exigências de cunho legal e ético e respeitado o protocolo institucional, possibilitando a educação desses profissionais.

Os atendimentos disponíveis no site e no aplicativo da VidaClass funcionam das 8h às 18h e custam R$ 30. Assim, quem tiver dúvidas em relação ao Covid-19 pode tirar as dúvidas via online.