Toledo toma medidas de contenção do novo coronavírus

Publicado em 30 mar 2020, às 00h00.

A Prefeitura de Toledo não está alheia à pandemia do novo coronavírus. Em edição extraordinária, o Órgão Oficial do Município publicou no último dia 16, o Decreto 748/2020 que determina uma série de medidas para impedir a disseminação do Covid-19, como a suspensão de eventos públicos esportivos, culturais, sociais, de negócios e comemoração de festas tradicionais, visando evitar qualquer atividade que possa gerar a aglomeração de pessoas.

A Secretaria de Saúde recomenda, a proibição de visitas em hospitais, presídios e cadeia pública e recomenda ainda que pessoas com sintomas leves não devem procurar os serviços de emergência, visando evitar aglomerações.

Os técnicos da pasta também sugerem que em cultos religiosos se tomem as medidas de higiene necessárias e que as pessoas com quadro gripal pratiquem o auto isolamento.

Por ora, as aulas na rede municipal de ensino estão mantidas, com a Secretaria de Educação emitindo nota específica com todas as recomendações e medidas que serão adotadas, como o rodízio entre as turmas para o intervalo do recreio. As bibliotecas serão fechadas e funcionarão apenas com trabalhos internos.

Como se prevenir do Covid-19

Nenhuma medida de prevenção para o coronavírus é tão eficaz como a lavagem das mãos, várias vezes ao dia, com água e sabão ou álcool em gel (quando não tiver uma torneira por perto).

É fundamental também evitar tocar os olhos, o nariz e a boca; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável quando tossir ou espirrar; evitar tocar em locais de uso comum, tais como corrimãos e maçanetas; e manter os ambientes abertos, limpos e bem ventilados, além de evitar aglomerações.

Para aquelas pessoas que estejam retornando de viagem ao exterior ou de regiões do Brasil com transmissão comunitária, conforme recomendações do Ministério da Saúde, a orientação é de que tais pessoas façam um isolamento voluntário, de uma semana, preferencialmente domiciliar, para evitar as chances de contaminação de outras pessoas.

Como saber se posso estar com suspeita

São consideradas suspeitas de ter Covid-19 pessoas nestas condições:

  • Pessoas com febre, tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais, coriza nasal, entre outros
  • Pessoas com histórico de viagem para área com transmissão local, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas – pessoas próximas a estas que apresentem os mesmos sintomas também são considerados casos suspeitos.
  • Pessoas que são contato próximo, domiciliar, de caso confirmado laboratorialmente para o Covid-19 que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente;

Se enquadrando em uma das situações acima, a orientação é a de que esta pessoa ou seus familiares entrem em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica, o qual irá fornecer as devidas orientações e providenciar a adequada avaliação médica, de maneira discreta, ética e segura e todas as demais condutas, conforme as recomendações do Ministério da Saúde.

“A primeira ação visa proteger as pessoas, proteger a saúde e a vida das pessoas, visa entender  que teremos casos em Toledo, isso é uma questão de dias para isso acontecer, sendo assim as medidas serão de proteção para a comunidade mais vulnerável, especialmente a população idosa”, observa o médico do Departamento de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Pedroti

Serviço

  • Para poder esclarecer melhor a população e sanar dúvidas sobre os sintomas da doença, o governo municipal disponibilizou o telefone: 3055-8872
  • Para entrar em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica ligue no telefone: 3252-7851