Uma das sete vacinas financiadas por Bill Gates vai começar a ser testada em humanos nesta semana

por Gabriel Azevedo
com informações de agências
Publicado em 6 abr 2020, às 00h00.

Uma potencial vacina para o novo coronavírus (covid-19) desenvolvida pela Inovio Pharmaceuticals e financiada pela fundação Bill & Melinda Gates vai começar a ser testada em humanos nesta semana.

De acordo com o portal norte-americano Business Insider, a vacina, batizada de INO-4800, já recebeu autorização das autoridades sanitárias dos Estados Unidos, e começará a ser injetada em voluntários saudáveis ainda nesta segunda-feira (6).

Ao todo, 40 voluntários saudáveis vão receber duas doses da vacina por semana, durante quatro semanas, na Universidade da Pensilvânia e no Centro para Investigação Farmacêutica de Kansas City, no estado americano do Missouri.

A empresa – a segunda a criar uma potencial vacina para o novo coronavírus nos Estados Unidos- já garantiu que, caso os resultados sejam positivos, terá capacidade para produzir cerca de um milhão de doses até ao final de 2020.

Vacinas

A Bill & Melinda Gates, de Bill Gates, está financiando a pesquisa de sete vacinas para combater o novo coronavírus. O empresário fez declaração durante o programa The Daily Show.

Gates diz que “mesmo que vamos acabar escolhendo no máximo dois deles, vamos fundar fábricas para todos os sete, para não perdermos tempo dizendo ‘OK, qual vacina funciona?’ e depois construindo a fábrica.

O empresário afirma que a vacina é a única solução para que a sociedade volte à vida normal, sem medo de ser contaminada pelo vírus. Gates reforçou a importância de que, assim que validada, a vacina seja usada em todos os países do mundo.

Gates diz que a fundação tem uma grande expertise sobre doenças infecciosas e que “nosso dinheiro acelera as coisas”. Segundo o empresário, o dinheiro aplicado pela fundação no combate ao coronavírus vai adiantar em alguns meses o processo de busca de cura. “Todos os meses contam”, afirmou.