Vacina contra a dengue: mais 17 cidades do Paraná vão receber imunizante

Publicado em 27 mar 2024, às 13h10. Atualizado às 13h18.

Mais 17 cidades do Paraná vão receber doses da vacina contra a dengue. O Ministério da Saúde determinou que a 16ª Regional de Saúde de Apucarana receba o imunizante contra a doença. O Governo Federal publicou a resolução nesta quarta- feira (27).

As 17 cidades que fazem parte da 16ª Regional de Saúde de Apucarana serão contempladas com as doses do imunizante. O Ministério da Saúde escolheu mais 154 cidades brasileiras para receberem a vacina.

Apucarana tem quadro grave de dengue

A cidade de Apucarana é a que mais confirmou casos de dengue no Paraná. De acordo com o último boletim, apenas na cidade foram mais de 12 mil pessoas acometidas pela doença. Dentro da 16ª Regional são 21.508 casos e 15 óbitos confirmadas em decorrência da dengue.

O Governo do Paraná informou que solicitou ao Ministério da Saúde o envio de novas remessas do imunizante ao estado. O governo estadual não sabe a quantidade de vacinas que irá receber. O Governo Federal enviará para as 154 cidades escolhidas um total de 930 mil doses.

Procura pela vacina contra a dengue no Paraná está baixa:

De acordo com o Governo do Paraná, houve a aplicação de 56% das doses recebidas. Em números absolutos, 19.694 pessoas estão imunizadas com a primeira dose. Por determinação do Ministério da Saúde, devem receber a vacina apenas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade.

O Ministério da Saúde afirmou que irá divulgará uma Nota Técnica nesta quarta-feira (27), recomendando o remanejamento de doses para municípios que não contemplados na primeira distribuição, visto que o prazo de validade destes imunizantes é curto. O lote do Paraná, por exemplo, tem vencimento em 30 de junho.

Para isso, o Governo Federal irá disponibilizar uma lista de municípios que estão aptos a receber as doses do imunizante.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui