Vacina contra a póliomielite estará disponível em shoppings e escolas de Londrina

por Maria Eduarda Paloco
com informações de Prefeitura Municipal de Londrina e supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 7 set 2022, às 05h40. Atualizado em: 6 set 2022 às 18h59.

Nesta quarta-feira (7) serão montados pontos de vacinação contra a poliomielite em três shoppings de Londrina, no Norte do Paraná. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que escolas do município também vão receber pontos de imunização nos próximos dias.

Neste feriado do Dia da Independência serão montados pontos volantes nos shoppings Catuaí, Boulevard e Londrina Norte, das 13h às 19h. Crianças de 1 a 4 anos fazem parte do público alvo da campanha de vacinação.

Na quinta-feira (8) e na sexta-feira (9), outra ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). As equipes da SMS vão visitar 136 unidades escolares para aplicar a vacina, sendo 33 Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs), 58 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados e 45 escolas municipais que têm crianças de até 4 anos.

Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, além da carteira de vacinação. As crianças também podem ser vacinadas contra a poliomielite em todas as UBSs do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. É necessário agendar antes de comparecer na unidade por meio do telefone.

Por meio da campanha, crianças de 1 a 4 anos recebem, de forma indiscriminada, a Vacina Oral Poliomielite (VOP), de gotinha, desde que já tenham completado o esquema inicial com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP).

Baixa adesão

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 34% do público alvo tomou a vacina contra a paralisia infantil no Brasil. O objetivo é alcançar 95% de adesão.

Em Londrina, de acordo com a SME, nesta terça-feira (6), apenas 25% das crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas. Segundo o secretário Felippe Machado, a cidade possui 30 mil pessoas nesta faixa etária.

Devido ao baixo percentual de vacinados, a secretaria tomou a iniciativa de criar mais ações para a vacinação, como esta campanha em shoppings e escolas.

“Acreditamos que é um passo muito importante, uma estratégia muito válida, para chegar em todas as crianças”, afirma a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.