Vacina, rap e grafite: imunização será um 'show' em Curitiba neste sábado (2)

por Caroline Maltaca
com informações da Prefeitura de Curitiba e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 30 set 2021, às 18h52.

A Rua da Cidadania do Tatuquara, em Curitiba, preparou uma programação diferente para a população jovem que irá se vacinar neste sábado (2). Os adolescentes nascidos de 2 de outubro de 2003 e em todo o ano 2004 e 2005, vão receber a primeira dose ao som de rap e ao redor de muito grafite.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, Everton Andrade de Oliveira, o rapper Paladino, escreveu uma música inédita para marcar o dia de imunização. A canção chamada o “Rap da Vacinação”, é um alerta aos jovens para gravidade da pandemia e um chamamento para tomar a vacina como única forma de vencer o vírus e reconquistar a vida normal.

A performance de grafite ficará na responsabilidade e no talento do artista Raise, que vai fazer uma performance ao vivo no local.

“Ainda não tenho bem claro o que vou fazer, mas será um trabalho falando da necessidade de se vacinar para vencer o vírus”,

explicou Raise.

Outros grupos

Idosos de 70 anos ou mais também vão poder se vacinar ao som de Paladino. Isso porque a dose de reforço para este público será distribuída no local, além de outros 32 pontos da cidade. Também serão vacinadas gestantes e puérperas com 12 anos ou mais e imunossuprimidos (pacientes que têm falha no sistema imunológico), de qualquer idade vacinados com a segunda dose até o dia 4 de setembro.

Os adolescentes que irão completar 16 anos em 2021 terão que estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis pela assinatura do termo de consentimento.

Agilidade

Para agilizar o processo de vacinação, a SMS orienta que os pais e/ou responsáveis façam o cadastro antecipado do adolescente, como seu dependente, na plataforma Saúde Já no site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação.

Levar o termo de consentimento preenchido e assinado pelo responsável é outro passo para dar maior agilidade a vacinação. O documento está disponível para impressão no site ImunizaJá.

Outras orientações

Além de estar acompanhado dos pais e/ou responsáveis pela assinatura do termo de consentimento, também é preciso apresentar um documento de identificação com foto e CPF. Quem não possui documento com foto deve levar a certidão de nascimento que deve ser apresentada junto com um documento com foto do responsável. Além disso, é preciso apresentar comprovante de residência com endereço de Curitiba, que pode estar no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação.

Para os casos de locações não formalizadas por imobiliárias, deverá ser apresentado o comprovante do endereço da residência com uma declaração do proprietário do imóvel, com responsabilização legal pela locação e pela informação.