Vacinação hoje: confira quem pode ser vacinado nas principais cidades do Paraná

por Carol Machado
da equipe de estágio sob supervisão de Guilherme Becker
Publicado em 1 abr 2021, às 08h25.

vacinação hoje (1º) contra a covid-19 segue em todos as cidades do Paraná. Confira abaixo o cronograma da sua região.

Curitiba

Nesta quinta-feira (1º), Curitiba irá imunizar com a primeira dose da vacina contra a covid-19 os idosos de 67 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 junho. No sábado (3), será feita a imunização de pessoas com 67 anos completos nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro.

A vacinação desse público será feita com parte do estoque de doses do cronograma da segunda aplicação já anunciado, que continua a ser cumprido nesta semana.

Cascavel

Cascavel vai imunizar hoje, os idosos de 66 anos ou mais com a primeira dose. A vacinação também irá funcionar no feriado, mas com o horário alterado. A imunização será das 8 às 13h.

O sistema é drive-thru pela rua Fortunato Beber, 897, lateral ao Centro de Eventos, e não precisa de agendamento. Mas o importante é não esquecer o documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Londrina

A Prefeitura de Londrina estendeu nesta semana a vacinação de primeira dose contra covid-19 para os idosos com 68 e 69 anos. A vacinação na região é feita por meio de agendamento no site da prefeitura. Aqueles que possuem mais de 68 anos e já se cadastraram no site devem acessar o portal da prefeitura e conferir se o perfil já foi validado.

Além dos idosos acima de 68 anos, os profissionais da saúde também estão sendo imunizados.

A cidade conta com seis unidades exclusivas para vacinação, que estarão funcionando neste feriado e final de semana. Em todas elas, o atendimento ocorre apenas mediante agendamento prévio. No dia da vacinação, será preciso levar um documento pessoal com foto, mais o comprovante emitido no agendamento, e que contém o QR Code.

Maringá

A Secretaria de Saúde de Maringá continuará aplicando a 2ª dose da vacina contra o coronavírus. O município aguarda o recebimento de novas vacinas para retomar a 1ª dose.

Locais de vacinação de Maringá:

  • Idosos (só 2° dose) Locais: UBS Zona 7, Mandacaru,  Tuiuti, Pinheiros, Zona Sul e Iguaçu com horário de atendimento: 9h às 17h. Teatro Calil Haddad com horário de atendimento: 9h às 16h 
  • Trabalhadores de saúde (só 2° dose) Local: Sala de Vacina da Secretaria de Saúde com horário de atendimento: 8h às 17h 

Ponta Grossa

A cidade de Ponta Grossa irá imunizar com a 2º dose da coronavac pessoas acima de 80 anos. O local de vacinação escolhido é a estação arte, que atenderá das 9h Às 11h.

A vacinação é feita por meio de agendamento pelo site da prefeitura. A vacinação hoje já está com a agenda completa. Agora, é preciso esperar a reabertura da agenda para receber o imunizante.

No cadastro, é possível selecionar o local onde quer receber a vacina. O horário da aplicação é gerado pelo próprio sistema. Caso o cidadão não tenha acesso à internet, a orientação é buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para fazer o cadastro.

Vacinação no Paraná

O Paraná já imunizou 82% da população com 70 anos ou mais e 92,5% dos profissionais de saúde. Dados da Secretaria de Estado da Saúde, com base nas atualizações dos municípios, mostram que 644.781 pessoas a partir dos 70 anos, de um público de 788.358 paranaenses nessa faixa etária, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, além de 280.457 dos 303.026 trabalhadores da saúde.

Nesta terça-feira (30), o Estado ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas imunizadas. De acordo com o Vacinômetro, até a tarde desta terça chegava a 1.005.213 o total de paranaenses vacinados, número que corresponde a 21% de todo o grupo prioritário previsto no Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19. O Paraná também ultrapassou o índice nacional, com 9% da população geral imunizada – no Brasil, essa média está em 7,7%.

O Estado foi o primeiro no País a iniciar uma campanha de vacinação de domingo a domingo para acelerar a faixa populacional atingida. No primeiro fim de semana da campanha, cerca de 130 mil pessoas receberam a vacina.