Vacinação hoje: confira quem pode ser vacinados nas principais cidades do Paraná

por Carol Machado
da equipe de estágio com supervisão de Guilherme Becker
Publicado em 25 mar 2021, às 09h17.

A vacinação hoje (25) contra a covid-19 segue em todos as cidades do Paraná. Confira abaixo o cronograma da sua região.

Curitiba

Nesta quinta-feira (25), será a vez da imunização dos idosos com 73 anos completos. Para esse grupo não haverá agendamento. A Secretaria Municipal da Saúde orienta que para tomar vacina é necessário que os familiares dos idosos incluídos nesta etapa se dirijam aos pontos de vacinação.

A recomendação para receber a vacina é que o idoso esteja com um acompanhante e leve documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência com endereço de Curitiba para quem não tiver o cadastro na plataforma Saúde Já.

Londrina

A vacinação em Londrina, ocorre por meio de agendamento. O agendamento deve ser feito pelo site da prefeitura. A Prefeitura de Londrina prorrogou os agendamentos para até o dia 4 de abril.

A vacinação contra Covid-19 está liberada para idosos com 70 anos ou mais, profissionais e trabalhadores de saúde. A ampliação da faixa etária dentre os idosos ocorreu nesta segunda-feira (22).

Agora, as pessoas que integram os grupos prioritários e ainda não reservaram o dia e horário devem acessar o Portal da Prefeitura, e selecionar dentre os dias 2 a 4 de abril. Todos precisam ser cadastrados no Portal da Prefeitura e aguardar pela validação para ter acesso ao agendamento.

São dois locais exclusivos para vacinação contra Covid-19. No prédio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), funciona o Centro de Imunização da Zona Norte (rua Luiz Brugin, 570). Este local atende de segunda a sábado das 7h30 às 23h, e aos domingos das 8h30 às 20h.

Outro ponto de vacinação é a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol (rua Via Láctea, 877). Na UBS, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e no sábado das 8h às 21h.

Após o agendamento, o usuário deve imprimir ou salvar o comprovante que contém um código (QR Code), cuja apresentação é obrigatória para o atendimento. Também é preciso ter em mãos um documento de identificação oficial com foto (RH, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, etc).

Cascavel

Nesta quinta-feira (25), na cidade de Cascavel serão imunizados os idosos com 73 anos ou mais. Para ser vacinado, os idosos devem levar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.

vacinação em Cascavel é feita em drive-thru, no Centro de Eventos da cidade. De acordo com a prefeitura, a Central de Vacinação atenderá das 8h e 17h, sem a necessidade de agendamento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma será ampliado conforme a chegada de mais imunizantes enviados pelo governo do Paraná.

Os grupos prioritários estão sendo vacinados por ordem decrescente de idade, de acordo com o Plano Municipal de Vacinação.

Os idosos a partir de 70 anos que ainda não foram vacinados, devem entrar em contato com a agente de saúde da sua área para agendar a vacinação.

Já aqueles que moram em áreas descobertas de agente de Sade deverão preencher o formulário para a equipe de saúde da família possa entrar em contato para agendar a vacinação.

Maringá

Os idosos com 75 anos ou mais serão vacinados contra a Covid-19, nesta quinta-feira (25), em Maringá. Na sexta-feira (26) serão imunizados os idosos com 72 anos ou mais.

Os idosos devem se dirigir aos seguintes locais para a imunização:

  • UBS Tuiuti: Rua Caracas, 1.986, Vila Morangueira;
  • UBS Mandacaru: Avenida Mandacaru, 465, Jardim Monte Carlo;
  • UBS Policlínica Zona Sul: Rua Tabaetê, 396, Jardim Novo Horizonte;
  • Teatro Calil Haddad (drive-thru): Avenida Luiz Teixeira Mendes, 2.500, com acesso pela Rua Vítor Meirelles.

A vacinação nestes pontos funcionam das 9h às 16h.

Foz do Iguaçu

A vacinação em Foz do Iguaçu é feita por agendamento. Os idosos de 71 e 72 anos podem fazer o agendamento da vacinação contra a Covid-19.

No agendamento, os idosos podem escolher o horário e o local da vacinação, que está sendo feita em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Iolanda.

A campanha de vacinação segue o modelo drive-thru, e funciona das 8h às 17h.

As doses estão sendo aplicadas nos seguintes locais:

  • Sede da Vigilância em Saúde, na Vila Iolanda;
  • Distrito Nordeste: UBS Sol de Maio,Três Bandeiras e Lagoa Dourada
  • Distrito Norte: UBS AKLP, Jardim Curitibano, Porto Belo e Vila C Nova;
  • Distrito Leste: UBS Campos do Iguaçu, Morumbi III, Portal da Foz e Jardim São Paulo 2;
  • Distrito Oeste: UBS Vila Adriana, Jardim América, Parque Presidente e Maracanã;
  • Distrito Sul: Ouro Verde, Profilurb I, Vila Carimã e Padre Monti.

Na data da vacinação, é necessário levar documento com foto, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência.

Vacinação no Paraná

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), até o momento 636.964 paranaenses foram vacinados. Os cidadãos podem acompanhar em tempo real como anda a vacinação contra a Covid-19 no Paraná.

A Sesa lançou o vacinômetro, disponível na página inicial do seu site com todas as informações atualizadas pelos municípios. O monitor inclui o número de paranaenses imunizados, quantas vacinas foram distribuídas e aplicadas, tanto na primeira como na segunda dose.

Na segunda-feira (22), o Governo do Estado distribuiu um novo lote de vacinas às 22 Regionais de Saúde, com a entrega de mais 369.650 doses. Elas fazem parte de duas remessas enviadas pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (16) e no sábado (20). Com isso, os municípios já podem começar a vacinar os idosos acima de 70 anos.

Até o momento, foram nove lotes encaminhados pelo ministério, totalizando 1.500.450 doses recebidas pelo Paraná. De acordo com a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, as vacinas deverão ser aplicadas em três grupos prioritários: idosos, profissionais da saúde e povos de comunidades tradicionais e quilombolas.