"Vamos continuar vigilantes", governador fala sobre variante Indiana da covid-19

Publicado em 21 maio 2021, às 16h32.

Nesta sexta-feira (21), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, falou sobre a nova cepa da covid-19 que chegou ao Brasil, a variante Indiana. Ratinho Junior afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde está monitorando as novas variantes, tanto a indiana quanto a Argentina, para que não se propaguem pelo Estado.

“A Secretaria de Saúde está monitorando, ontem eu tive uma reunião com o secretário Beto Preto, existe uma preocupação porque tem uma variante na Argentina, nós fazemos fronteira com a Argentina, apesar de que lá está fechado, então não está indo brasileiro e não está entrando argentino na nossa fronteira aqui do estado”, pontuou.

Além disso, uma das preocupações é com o Porto de Paranaguá, já que a chegada da variante Indiana no Brasil chegou através de passageiros de um navio.

“Também nós temos um protocolo no Porto de Paranaguá já desde o início da pandemia, tanto é que nós tivemos muitos poucos casos no Porto de Paranaguá […] tem um critério de todos os navios que chegam, essa análise, e claro, nós vamos continuar vigilantes, torcendo para que essa cepa não se propague como foi a cepa da Amazônia, que infelizmente trouxe uma segunda onda muito forte”.

Afirmou Ratinho Junior.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a variante indiana como preocupante, sendo um dos fatores que levaram à explosão de casos e mortes na Índia. Segundo a OMS, a variante está presente em mais de 44 países.