“Vamos vencer essa pandemia com a vacina", afirma Beto Preto

Publicado em 20 jul 2021, às 09h37. Atualizado às 10h08.

Durante entrevista exclusiva no Programa Paraná No Ar, da RIC Record TV, na manhã desta terça-feira (20), o Secretário de Saúde Beto Preto, falou sobre a importância da vacinação para os paranaenses.

Junto com o Governo Federal, o Paraná está avançando na vacinação. Na manhã de hoje, o secretário está na cidade de Foz do Iguaçu, na região Oeste do Estado, para receber o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que irá acompanhar a vacinação no município. A estratégia do Escudo Imunológico nas regiões de fronteira auxilia para evitar o aumento dos casos da variante Delta.

Leia Mais: Paraná recebe 141 mil doses de vacinas e aguarda chegada de mais 312 mil

Segundo Beto, a variante Delta tem mais facilidade de contágio do que as outras cepas, portanto é importante que as medidas adotadas no começo da pandemia, continuem sendo executadas.

“ Distanciamento social, a máscara, a lavagem das mãos. Principalmente nesse momento de frio, é necessário a circulação de ar. O que temos que fazer é continuar cuidando. No começo da pandemia nós falávamos dos testes, agora o foco é a vacinação. Então chegou a sua idade, tome a vacina.” 

Secretário de Saúde – Beto Preto

No Paraná são 13 casos confirmados da variante Delta, em e nove municípios. Ao todo seis pessoas já morreram em decorrência da nova variante. Segundo Beto Preto, a vacina apresenta eficácia contra a cepa.

“ A Coronavac tem boa eficiência com a segunda dose, a astrazeneca tem excelente eficiência com a segunda dose, estudos avançados a Pfizer e a Janssen estão acontecendo também. Existe uma possibilidade de uma terceira dose das outras vacinas, mas isso não tem nada claro por enquanto. Existe a possibilidade de antecipar a segunda dose também, estamos debatendo isso”

Secretário de Saúde – Beto Preto

A pandemia no Paraná está para completar 500 dias . Para o secretário, a imunização acontecendo é a formação de um grande escudo no Estado.

“ A vacina derrubou o número de casos mais graves, derrubou a quantidade de internamentos. É importante tomar a segunda dose, levar as pessoas de idade, que não conseguem se deslocar, vizinhos e amigos. É esse o esquema de vacinação completo e vamos vencer essa pandemia com a vacina”

Secretário de Saúde – Beto Preto

Segundo o secretário, 80% da população com mais de 18 anos deve ser vacinada com a primeira dose até agosto. E até o mês de setembro todos os paranaenses com a primeira dose e depois até o fim do ano vacinar todos com a segunda dose.

Fronteira imunizada

183 mil doses já foram aplicadas na cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanha a vacinação contra a Covid-19 na cidade da fronteira nesta terça-feira (20). 45 mil doses extras foram enviadas para região, por meio de uma articulação do governo, moradores de quatro municípios da fronteira serão imunizados: Foz do Iguaçu, Barracão, Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste.

Essa é uma das estratégias de controle da circulação da variante Delta no Estado.