Varíola do Alasca: saiba o que é a doença e seus sintomas

Publicado em 16 fev 2024, às 11h33. Atualizado às 13h28.

Os Estados Unidos confirmaram, nesta semana, a primeira morte pela varíola do Alasca, um vírus ainda raro e pouco conhecido, mas que tem causado cada vez mais preocupação no meio médico.

A autoridades de saúde norte-americana informaram que a morte foi de um idoso que morava no Alasca e estava em tratamento contra o câncer. Ele foi hospitalizado no mês de novembro e morreu no mês passado.

Existem outros sete casos conhecidos de varíola do Alasca além da morte do idoso, todos no estado americano. Ainda não documentamos nenhum caso de transmissão de pessoa para pessoa, mas suspeitamos que eles possam ter se espalhado por contato com as feridas que aparecem pelo corpo.

O que é a varíola do Alasca?

A doença tem origem pelo Alaskapox, um vírus que pode infectar animais e seres humanos. Seu principal sintoma é gerar lesões na pele semelhantes aos casos tradicionais de varíola.

O Alaskapox foi registrado pela primeira vez em seres humanos em 2015, no Alasca. Ele era encontrado anteriormente em ratazanas, mas animais de estimação também pode ser portadores do vírus.

Quais os sintomas da varíola do Alasca?

A varíola do Alasca provoca ferimentos na pele e, na maior parte dos casos, não possui sintomas graves e, dessa forma, se resolve apenas com tratamento paliativo.

A preocupação agora é com indivíduos que estejam com alguma doença e que a presença do vírus pode causar a morte. Em entrevista ao New York Times, o chefe da seção de epidemiologia do Alasca, Joe McLaughin, disse que a doença ainda é rara.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui