Veja três sinais que podem indicar problemas com relação ao ronco

por Guilherme Becker
com informações da RICtv
Publicado em 26 jan 2024, às 11h22. Atualizado às 11h38.

O ronco durante o sono pode ser um sinal de alerta em relação a algum problema de saúde. Uma noite mal dormida, interrompida devido ao ronco, pode gerar cansaço, irritação e dificuldades de concentração ao longo do dia. Porém, também pode ser um primeiro sinal de uma Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), que pode causar doenças cardiovasculares.

De acordo com a Associação Brasileira do sono, 40% da população adulta do país sofre com ronco. Em pessoas com mais de 60 anos o número é ainda maior, 60% convivem com o problema. E as causas são as mais variadas: aumento das amígdalas ou da adenóide, doenças alérgicas e alterações na mordida.

Veja três sinais que podem indicar problemas com ronco

Pausas na respiração durante o sono: a apneia obstrutiva do sono faz com que as vias aéreas sejam fechadas por alguns segundos. Pessoas que acordam no meio do sono com falta de ar devem ficar atentas.

Acordar muitas vezes durante o sono: o ronco pode causar problemas na respiração e a falta de ar pode ocasionar o despertar frequente. A ocorrência pode gerar uma noite mal dormida.

Noite mal dormida: as pausas no sono causadas por problemas relacionados ao ronco podem resultar em cansaço, irritação e falta de concentração no dia seguinte. O ideal é buscar um especialista.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui