Velório de Schiavinato será realizado no paço municipal de Toledo

por Aline Cristina
com informações da Prefeitura de Toledo
Publicado em 14 abr 2021, às 15h57. Atualizado às 16h58.

O corpo de José Carlos Schiavinato e a urna com os restos mortais de sua esposa Marlene, falecida em 12 de março também em razão da Covid-19, estão sendo trazidos por via terrestre de Brasília e chegarão a Toledo nas primeiras horas desta quinta-feira (15). 

O velório do deputado federal será realizado no hall de entrada do Paço Municipal Alcides Donin das 9 às 12 horas. Em seguida, o cortejo fúnebre segue até a Catedral Cristo Rei, onde será celebrada missa de corpo presente às 16 horas e, em seguida, por volta das 17 horas, haverá o sepultamento em ala destinada a ex-prefeitos de Toledo no Cemitério Cristo Rei.

Esses traslados serão feitos em caminhão do Corpo de Bombeiros acompanhado por batedores. As homenagens formais se estendem à presença da Guarda de Honra da Guarda Municipal durante o velório no Paço, sendo que caberá à corporação organizar o fluxo de pessoas que virão para se despedir de Schiavinato e sua esposa. 

Para minimizar os riscos de disseminação do novo coronavírus, haverá uma triagem em que se controlará o número de pessoas que podem permanecer no recinto. Na entrada, elas terão a temperatura corpórea aferida e serão orientadas a passarem álcool em gel nas mãos.

Como forma de prestar homenagem póstuma pelo falecimento de José Carlos Schiavinato, o Decreto nº 103/2021, editado na tarde desta terça-feira (14) pelo chefe do Executivo Municipal, estabeleceu que não haverá, no período da manhã, expediente de trabalho e atendimento ao público tanto no Paço quanto nas demais repartições públicas em que não são prestados serviços de caráter essencial. Tal suspensão não se aplica a atividades referentes a serviços essenciais.

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) morreu na noite desta terça-feira (13), vítima da covid-19. O político de 66 anos havia sido internado no dia 3 de março, em Brasília, com sintomas da doença. No dia 12 de março, a esposa do deputado, que tinha câncer, faleceu devido a complicações do coronavírus. Como já estava internado, Schiavinato não chegou a ficar sabendo.