Vereadores em Foz do Iguaçu pedem fechamento das fronteiras: "Estão indo aos nossos mercados"

Publicado em 17 mar 2020, às 00h00.

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu fez um apelo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que ele determine o fechamento das fronteiras com o Paraguai e com a Argentina.

Em um vídeo gravado dentro do plenário, o presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Beni Rodrigues (PSB), acompanhado de outros parlamentares, diz que os argentinos e paraguaios estão “indo aos nossos mercados” e que daqui alguns dias “não vai ter alimento mais para população”.

O Brasil é um dos poucos países da América do Sul que não fechou as fronteiras para conter a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Nesta segunda-feira (16), Argentina e Paraguai fecharam todas as entradas para estrangeiros não residentes, incluindo as pontes Tancredo Neves (entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, na Argentina) e da Amizade (entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, no Paraguai). A medida afetou cerca de 10 mil brasileiros que atravessavam as duas pontes todos os dias.

Na segunda-feira, o governo federal decidiu, em reunião, não seguir os vizinhos Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e Colômbia e manteve abertas as fronteiras do Brasil. Segundo Bolsonaro, a crise do novo coronavírus é “histeria”.