VÍDEO: Motorista circula com som de sirene de campo de concentração nazista durante quarentena

por Gabriel Azevedo
com informações do ND Mais
Publicado em 25 mar 2020, às 00h00.

Um jovem de 19 anos prestou depoimento na delegacia de Orleans, no Sul de Santa Catarina, depois de passar a madrugada circulando nas ruas da cidade com o som do carro soando a sirene de Auschwitz, maior e mais famoso campo de concentração nazista.

Ao circular pelas ruas do município, o condutor, que é morador de Orleans, chegou a passar próximo a hospitais. O vídeo mostra o porta-malas de um Renault/Sandero aberto tocando a sirene.

Segundo o delegado Ricardo Kelleter, da Polícia Civil, o motorista foi identificado e prestou depoimento na delegacia. Aos agentes, ele alegou que não agiu com maldade e que era uma “brincadeira”. “Isso não o isenta das responsabilidades penais. Vamos analisar o vídeo com atenção a fim de esclarecer se houve ou não apologia ao nazismo”, diz o delegado.

O jovem será autuado por perturbação da tranquilidade e por descumprir o decreto do governo do Estado, infringindo a medida sanitária de quarentena contra o novo coronavírus (covid-19). Ele poderá ter pena de prisão simples de 15 dias a dois meses de reclusão e multa.

Caso comprovada a apologia ao nazismo pode ter sofrer pena de dois a cinco anos de prisão. Conforme o delegado, o jovem não possuía passagens policiais.

Auschwitz

Auschwitz foi o maior campo de concentração construído pelo regime nazista e esteve em funcionamento de 1940 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Estudos apontam que mais de 1,3 milhão de judeus, principalmente, poloneses, foram mortos no local.