Volta às aulas e baixa vacinação podem aumentar casos de Covid entre crianças

por Giselle Ulbrich
com informações da repórter Beatriz Frehner, da RICtv
Publicado em 15 fev 2022, às 20h17.

Os casos de Covid-19 entre crianças poderão aumentar nos próximos dias, por causa da volta às aulas presenciais em todos os setores da educação e à baixa adesão da vacinação entre este público. A perspectiva é do secretário estadual de saúde, Beto Preto, revelada numa entrevista que deu à RICtv, nesta terça-feira (15).

É por isto que o secretário pede aos pais que levem os filhos para vacinar. 40% das crianças entre 5 e 12 anos foram vacinadas no Paraná. O Paraná tem 1 milhão e 75 mil crianças aptas à vacinação contra a Covid-19. O estado já distribuiu 630 mil doses de vacinas para este público, mas apenas 434 mil crianças foram imunizadas. O Paraná é o terceiro estado que mais vacinou crianças até o momento.

Apesar deste cenário, os números de novos casos estão em queda nos últimos dias. Mas, ainda não é o momento para relaxar com os cuidados. Beto Preto frisou à repórter Beatriz Frehner, da RICtv, que estudos de países europeus e também da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil terá um pico de internações na primeira quinzena de março. Por isto, a população deve manter vacinação em dia e continuar com os cuidados sanitários (máscara, álcool, distanciamento, etc.), já que não há qualquer previsão de retirada de máscara, nem de novas restrições absolutas.

Internados

Neste momento, ressaltou o secretário, os pacientes internados com Covid-19 que estão em estado grave são aqueles que não tomaram vacina, ou que não completaram o esquema vacinal. Nesta semana, mais 800 mil doses chegaram ao Paraná e começaram a ser distribuídas para doses de reforço e segundas doses.

Ele ainda orientou que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 pode ser feita com qualquer marca de farmacêutica e que, o ideal, é a troca plataforma vacinal no reforço.

Sobre a eficácia das vacinas mediante às variantes do coronavírus, o secretário explicou que a todas as vacinas disponíveis são eficazes contra as variantes e suas sublinhagens. A variante delta teve 42 siblinhagens identificadas. A ômicron, até o momento, tem 4 sublinhagens descobertas. Ele disse que, devido à transmissão comunitária, há sublinhagens circulando no Paraná, mas não confirmou casos específicos.

Beto Preto candidato

Ainda na entrevista que concedeu à repórter Beatriz Frehner, o secretário estadual de saúde confirmou seu interesse em ingressar na política. Mas não deu detalhes de como deverá ser sua candidatura, como cargo e partido que almeja.

“Muito cedo para falar disso. Por enquanto estou focado na secretaria, com os cuidados em relação à pandemia. No momento certo, devo tratar sobre isso”,

afirmou o secretário.