99,9% dos incêndios em SP foram causados por ação humana, afirma Defesa Civil
Até agora, a Polícia Federal abriu 31 inquéritos para averiguar prováveis incêndios criminosos em SP no último fim de semana
De acordo com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, 99,9% dos incêndios registrados no estado de São Paulo (SP), no último fim de semana, foram causados por “ação humana”. Durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (26), ele afirmou que praticamente 50 municípios paulistas registraram focos de incêndio de forma concomitante.
Conforme Wolff, ao menos 31 inquéritos já foram abertos junto à Polícia Federal (PF) para investigar possíveis incêndios criminosos em SP. Para isso, a corporação deve utilizar imagens de satélite que possam auxiliar na identificação de como se deu o início dos focos. “Quando a Polícia Federal acha que há alguma coisa de provocação humana, esse inquérito é aberto e o processo corre”, explicou. “Quem vai decidir [o resultado de cada inquérito] é a investigação”.
- Leia também:
- Universitário paranaense desaparece misteriosamente durante férias em São Paulo
- Justiça Eleitoral ordena retirar perfis de Pablo Marçal das redes sociais
- Corpo de Bombeiros do PR já atendeu mais de 9,3 mil incêndios florestais em 2024
Além disso, o secretário citou dois outros fatores que contribuíram para os incêndios do fim de semana, sendo estes a ausência de chuvas no estado até sábado (24) e ventos que chegaram a 70 quilômetros por hora.
56 cidades de SP sofreram com incêndios neste fim de semana
Mesmo com o alto número de incêndios no estado, Wolff afirmou que ainda não há nenhum decreto de reconhecimento de situação de emergência provocada pelo fogo. De acordo com o secretário, é preciso que o município publique um decreto local antes e, em seguida, comunique o estado. “As informações não foram completadas no sistema. Enquanto isso não é concluído, a gente não consegue fazer o reconhecimento [da situação de emergência]”, justificou.
Durante os intensos incêndios de sábado (24), o Governo de São Paulo anunciou a criação de um gabinete de crise. A princípio, este será usado para gerenciar ações de monitoramento e controle da situação.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!