Acidente na BR-376: caminhoneiro diz que veículo já havia apresentado problemas
O veículo teria apresentado três panes mecânicas até o momento do acidente e na descida da Serra do Mar o condutor perdeu o controle do caminhão
O caminhoneiro do veículo envolvido no acidente que matou nove pessoas, na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, se apresentou à polícia na tarde desta terça-feira (22) e prestou depoimento de forma online. Segundo o delegado da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Edgar Santana, o caminhoneiro afirmou que o veículo já havia apresentado problemas um dia antes do acidente.
Leia também:
- Corpos das vítimas de acidente na BR-376 são levados pela FAB para o RS
- Sobrevivente do acidente na BR-376 dedicou vitória ao pai falecido
Segundo o delegado, durante o depoimento o condutor do veículo relatou ainda que no sábado (19) havia saído de Santos, no Litoral de São Paulo, em direção a Argentina. No Paraná, o caminhão teria apresentado alguns problemas mecânicos.
“Ele teria parado na rodovia, o guincho da concessionária da via levou ele até um posto de combustíveis na cidade de Campina Grande do Sul. No domingo (20), o veículo teria sido consertado por um mecânico. Ao sair do posto, depois de aproximadamente 1 km, o caminhão voltou a apresentar os mesmos problemas”, disse Edgar.
Após a segunda pane mecânica, conforme o delegado, o veículo foi guinchado novamente até uma base operacional próxima ao pedágio e o mesmo mecânico teria consertado o problema.
Em seguida, o condutor continuou a viagem e, ao chegar nas proximidades da Serra do Mar, o problema voltou e ele não conseguia engatar as marchas. “A partir daí ocorreu a perda do controle do veículo, o excesso de velocidade e na sequência o impacto na traseira da van”, afirmou o delegado.
Em relação ao mecânico que teria consertado os problemas do caminhão, Edgar Santana disse que ele será intimado para prestar depoimento. Além disso, afirmou que é necessário também aguardar o laudo da criminalística em relação ao exame pericial do veículo para “constatar efetivamente se houve ou não uma falha mecânica”.
Depoimento do proprietário do caminhão
O proprietário do caminhão também foi ouvido na tarde desta terça (22) e segundo o delegado da PCPR, o proprietário afirmou que os problemas no veículos estavam sendo reportados para ele e assim o dono do caminhão tomava as devidas providências no sentido de procurar e encontrar um mecânico.
O que diz a defesa do caminhoneiro em relação ao acidente na BR-376
Em entrevista à RICtv, o advogado do caminhoneiro afirmou que ao chegar na Serra do Mar, o condutor tentou reduzir as marchas para acionar o freio motor e não conseguiu por causa do problema.
“Naquelas frações de segundo, ele percebeu que a van que transportava os adolescentes fazia ultrapassagem de um caminhão que ia a sua frente, ele tentou desviar do caminhão e ir na mesma via em que a van transitava. Só que a van não andou em uma velocidade suficiente para que ele não colidisse, então ele acabou sofrendo o acidente”, disse.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui