Câmara Municipal de Pelotas decreta luto oficial após morte de atletas na BR-376

A equipe retornava de uma competição de remo quando o acidente ocorreu. Ao todo, nove pessoas morreram e um adolescente foi encaminhado ao hospital com ferimentos

Publicado em 21 out 2024, às 11h12.
POST 13 DE 30

O acidente que ocorreu na noite de domingo (20), na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná e deixou nove pessoas mortas, entre elas atletas, causou comoção nacional. Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentarem o acidente, a Câmara Municipal de Pelotas decretou luto oficial de três dias após a morte da equipe pelotense de remo do Projeto Remar para o Futuro.

Apenas duas pessoas sobreviveram ao acidente (Foto: reprodução/Instagram @camarapelotas/ Kainan Lucas/ RICtv)

“Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, diz a publicação da Câmara. De acordo com as informações da Câmara, os atletas e comissão técnica retornavam do Campeonato Brasileiro Unificado, realizado em São Paulo, quando a van que os transportava foi atingida por uma carreta.

Conforme as redes sociais da equipe de remo, o time gaúcho esteve com oito atletas no Campeonato Brasileiro de Remo e ficou em sexto lugar na classificação geral.  Em uma publicação no Instagram, o time compartilhou os resultados da campanha, que garantiram o sexto lugar na classificação geral.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os sobreviventes do acidente foram: o motorista do caminhão e um adolescente, de 17 anos, que estava na van e foi encaminhado para o Hospital São José, em Joinville.

Entenda a dinâmica do acidente que tirou a vida dos atletas gaúchos

De acordo com o motorista do caminhão, ele perdeu os freios no momento da descida da serra. Conforme os relatos, na altura do km 665, na pista sentido Santa Catarina, a carreta bateu na traseira de um carro de passeio e na sequência tombou em cima de uma van.

“O condutor do caminhão se feriu, com um pouco de gravidade, e afirmou para nós que perdeu os freios. Ele não conseguiu controlar mais o veículo e passou por cima da van, jogou ela para fora do leito carroçável e o caminhão tombou em cima da van”, contou o agente André Ribeiro em entrevista a equipe da RICtv.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!