Conferência de Educação é suspensa após morte de professores na BR-376, no Paraná
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, a APP-Sindicato, suspendeu a 8ª Conferência Estadual de Educação realizada em Curitiba nesta sexta-feira (12). O cancelamento das atividades foi feito em razão da morte de seis professores e do motorista da van que fazia o transporte dos docentes na BR-376, em Palmeira, na região dos Campos Gerais do Paraná.
- Leia mais:
Na manhã desta sexta-feira, dirigentes, delegados e convidados da APP-Sindicato que participariam da conferência se reuniram na capital paranaense e prestaram homenagens aos professores e servidores mortos. Eles foram identificados como:
- Aparecida Lucia da Cunha: presidente da Associação Pais Amigos Excepcionais (Apae) de Barra do Jacaré
- Andreia Lemes: auxiliar de serviços gerais de um colégio estadual da cidade
- Ederson Camiloti: professor que atuava em Santo Antônio da Platina
- Joana Darc Franco Bertoni: servidora em Santo Antônio da Platina
- Lucilene Prates Tomas Saidler: servidora em Santo Antônio da Platina
- Silvia Regina Gomes: servidora em Santo Antônio da Platina
Ainda, o motorista da van Miguel Henrique de Souza Melo não resistiu aos ferimentos. Ele dirigia o veículo que transportava os professores e estava com as documentações, tanto pessoal quando do veículo, regularizadas.
Veja as homenagens da APP-Sindicato:
Estão hospitalizados Fernanda Teixeira, Juliano Teixeira e Maria das Graças de Oliveira. Os três são de Cambará.
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte emitiu uma nota de pesar na manhã desta sexta-feira (12) e decretou luto oficial na educação de três dias. Veja na íntegra:
“A Secretaria da Educação e do Esporte está em luto na manhã desta sexta-feira, 12 de agosto. A morte de um grupo de professores e professoras da rede estadual choca e entristece todo o Estado do Paraná. Os professores são da cidade de Cambará e sofreram um acidente de carro. Eles estavam a caminho de Curitiba para um congresso da APP-Sindicato. A secretaria ainda não tem o nome nem a confirmação de quantas pessoas morreram.
A secretaria se solidariza com as vítimas, seus familiares, seus alunos, suas escolas seus colegas de trabalho e com a APP. Além disso, a secretaria informa que está trabalhando com os outros órgãos do governo estadual para apoiar tanto o resgate das vítimas quanto o apoio médico doa sobreviventes. Neste momento de dor, a secretaria também declara luto oficial na educação pelos próximos três dias.“
Acidente na BR-376, em Palmeira, no Paraná
O acidente foi registrado em Palmeira, no km 544 da BR-376, sentido Curitiba (PR), por volta das 23h30 desta quinta-feira (11). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a van bateu na traseira do caminhão, carregado com leite. Ao todo, 10 pessoas estavam na van e sete delas não resistiram aos ferimentos.
O motorista do caminhão não se feriu. A Polícia Científica compareceu ao local. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Polícia Civil de Palmeira (PR).