Delegado questiona o não uso de guincho em ônibus que provocou acidente

Veículo apresentou problema nos freios, acertou seis carros e causou a morte de uma pessoa

por Jorge de Sousa
Com informações de Bárbara Hammes
Publicado em 13 dez 2024, às 19h18.
POST 11 DE 14

O delegado da Polícia Civil, Edgar Santana, questionou a não utilização de um guincho para levar o ônibus, que provocou um acidente com seis carros e uma morte, até a garagem. O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (13), em Curitiba.

Delegado questiona o não uso de guincho em ônibus que provocou acidente
Ônibus teria apresentado problema antes de sair da Praça Rui Barbosa. (Foto: Kainan Lucas/RICtv)

“Seria razoável sim, que um guincho tivesse sido acionado para conduzir o veículo até a garagem, mesmo porque se tratava de um problema em sistema de ar do freio, que pode comprometer os freios do veículo, ainda mais em um horário crítico da cidade e em um ponto de alta circulação”, pontua Santana, que será responsável pela investigação do caso.

Santana também confirmou que o ônibus teria passado por um conserto na Praça Rui Barbosa, mas que após revisão mecânica, foi liberado para seguir viagem – sem passageiros, até a garagem.

“Em determinado momento, esse veículo parou em um ponto de ônibus, para ocorrer a troca de motorista, obedecendo ali a escala e o veículo seguia rumo a esta garagem. Nesse percurso, ocorreu um problema no sistema de freios. Nós vamos precisar do laudo da criminalística para comprovar se esse problema que ocasionou a interrupção dos freios está relacionado ou não com o sistema de ar”, complementou o delegado.

A Polícia Civil ouviu nesta sexta-feira os dois motoristas do ônibus que dirigiram o veículo, o mecânico que prestou serviço na Rui Barbosa, os policiais militares que atenderam a ocorrência e uma testemunha que esteve no local do acidente.

Para Santana, o caso a princípio será considerado como homicídio culposo na direção de veículo automotor, mas que apenas a perícia poderá apontar os responsáveis.

“O laudo da criminalística será de suma importância para constatar efetivamente se o problema ocorreu em virtude desse sistema de ar ou um outro problema que não foi constatado ali pelo mecânico naquele momento. Estamos diante de um homicídio culposo na direção de veículo automotor e a Polícia Civil, com base nas provas que serão produzidas, vamos sim responsabilizar aquelas pessoas que estão efetivamente relacionadas com o fato e tiveram uma conduta negligente em relação a esse evento trágico que ocorreu”, finalizou o delegado.

Veja vídeo em que ônibus desgovernado causa acidente com morte

Ônibus arrastou carros por alguns metros (Vídeo: Reprodução/RICtv)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!