Juliana Turchetti: quem era a piloto de avião que morreu como heroína nos EUA

Juliana era natural de Contagem, em Minas Gerais, e se mudou para os Estados Unidos em 2018; ela se tornou a primeira brasileira a voar em um hidroavião do modelo AT-802F Fire Boss

Publicado em 12 jul 2024, às 10h30.
POST 2 DE 3

A piloto brasileira Juliana Turchetti, de 45 anos, morreu após sofrer um acidente durante uma operação de combate aos incêndios florestais no Estado de Montana, nos Estados Unidos, na última quarta-feira (10). 

Juliana Turchetti: saiba quem era a piloto de avião considerada heroína
Em sua última postagem antes do ato de heroísmo, Juliana escreveu no Facebook: “Não é só um trabalho, é um chamado” (Foto: Reprodução/Facebook)

Juliana Turchetti era natural de Contagem, em Minas Gerais. Antes de ser piloto e acumular 6,5 mil horas de voo, atuou como comissaria de bordo. A brasileira ingressou na aviação em 2007, tornando-se instrutora de voo, copiloto e piloto em aviões Boeing 727 e 737.

A mulher deixou o Brasil em 2018, para morar nos Estados Unidos, onde se tornou a primeira brasileira a voar em um avião do modelo AT-802F Fire Boss, durante um treinamento na Flórida com o hidroavião, em fevereiro deste ano.

Morte de Juliana Turchetti: “Não é só um trabalho”

Atualmente, Juliana integrava uma equipe de combate às chamas na Floresta Nacional de Helena, no Condado de Lewis e Clark. “É um verdadeiro ato de bravura correr em direção ao fogo. Nós nos juntamos a todos os habitantes de Montana e Idaho em oração pela família e amigos da heroína caída durante este momento trágico”, publicaram os governadores dos estados de Montana e de Idaho nas redes sociais.

Em sua última postagem antes do ato de heroísmo, Juliana escreveu no Facebook: “Não é só um trabalho, é um chamado”.

Piloto brasileira morre durante incêndio florestal; o que se sabe sobre o acidente

A piloto brasileira Juliana Turchetti morreu após sofrer um acidente durante uma operação de combate aos incêndios florestais.

Piloto brasileira morre durante combate a incêndio florestal nos Estados Unidos
O avião pilotado pela brasileira teria batido em algo e afundado em um lago (Foto: Reprodução/Facebook)

A brasileira sofreu um acidente ao fazer uma manobra chamada scooping, que consiste em passar com a aeronave sobre uma represa ou lago, captar a água para o reservatório e voltar a decolar para lançar o conteúdo sobre as chamas.

O avião pilotado pela brasileira teria batido em algo, se despedaçado na água e afundado. O corpo da piloto foi encontrado por volta das 17h local (às 20h do Brasil) por equipes de resgate.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui