Vazamento de ácido: Joinville só tem água para mais uma hora de consumo

Publicado em 29 jan 2024, às 13h29. Atualizado às 13h36.
POST 4 DE 9

A Prefeitura de Joinville informou que 80% da cidade pode ficar sem água na próxima hora devido ao vazamento de ácido sulfônico em um rio. “Por volta das 10h30, o nível dos reservatórios estava em média de 50%, o suficiente para quatro horas de consumo”, disse a prefeitura em nota, na manhã desta segunda-feira (29). Conforme a estimativa, pelo menos 30 bairros da cidade podem ficar sem abastecimento a partir das 14h30.

A captação de água da Estação de Tratamento (ETA) do Cubatão foi totalmente fechada às 10h, após o vazamento de ácido sulfônico em um rio que corta a região da Serra Dona Francisca. Um caminhão que transportava a carga com o produto químico bateu contra um barranco na serra. O motorista foi socorrido e está internado, estável.

O prefeito Adriano Silva sobrevoou o local com o helicóptero Águia, da Polícia Militar, e constatou que o produto avança com velocidade pelas águas da região. “Estamos agindo rapidamente e tomando todos os cuidados para garantir a segurança de todos, mas é necessário que a população colabore, economize água e evite o desperdício”, afirmou o prefeito.

Veja o vazamento de ácido sulfônico avançando pelo rio em direção a Joinville:

Produto químico avança pelo rio em direção a Joinville (Vídeo: 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar/Divulgação)

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui