Advogado é preso tentando passar drogas para dentro de cadeia no Paraná
Um advogado foi preso tentando passar cocaína para dentro da Cadeia Pública de Umuarama, no noroeste do Paraná. Ele já estava sendo investigado porque teria tentado corromper policiais penais que atuam na unidade carcerária.
De acordo com a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) do Paraná, o advogado era investigado desde 2021, por corrupção, quando ele foi denunciado por policiais penais de Umuarama.
À época, dois agentes carcerários informaram ao Denarc que o advogado os procurou com uma proposta: ele teria oferecido vantagens ilícitas para que os servidores inserissem drogas e aparelhos celulares dentro da cadeia, o que foi recusado pelos agentes.
O Denarc então começou a investigar para comprovar o crime de corrupção e também para identificar quem, de dentro da cadeia, teria solicitado as drogas e os aparelhos celulares. Durante as investigações, o advogado foi flagrado tentando passar um pacote com cocaína para um de seus clientes presos. Eles estavam no parlatório, uma área dentro da cadeia destinada para conversas entre advogados e presos.
Ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas e foi indiciado também por corrupção ativa. Segundo o Denarc, o advogado afirmou, em depoimento, que não teve a intenção de corromper os agentes carcerários, mas teria sido apenas o ‘porta-voz’ da proposta, que teria sido feita por um de seus clientes. Ele não revelou quem seria o cliente.