Alto escalão da PM é alvo da Operação Lesa Pátria
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), a quinta fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos, depredados e saqueados por radicais.
Ao todo estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF. Segundo a CNN Brasil, o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, que estava chefiando o Departamento Operacional da Polícia Militar do DF (PMDF) no dia das invasões, foi o alvo de prisão preventiva.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.