Após confusão, rua Paranaguá terá blitz com bafômetro durante jogo do Brasil
A Polícia Militar de Londrina promete rigor na fiscalização de trânsito durante o segundo jogo do Brasil, na Copa do Mundo, a partir das 13h desta segunda-feira (28), principalmente na rua Paranaguá, região central de Londrina, que foi palco de uma confusão generalizada na estreia da Seleção na última quinta-feira (24), quando torcedores ficaram feridos por balas de borracha e spray de pimenta durante as abordagens policiais nas calçadas e bares.
O comandante do 5º Batalhão da PM, tenente-coronel Nelson Villa, informou que uma operação AIFU foi realizada na via pública no domingo (27), quando para antecipar os problemas por conta da aglomeração prevista no local para a partida desta segunda-feira.
Quatro estabelecimentos foram fiscalizados e três autuações foram emitidas durante a operação com a presença das Secretarias Municipais de Fazenda e Ambiente.
Durante o jogo, ele adiantou que o policiamento estará no local para realizar uma blitz com teste do etilômetro, mais conhecido como bafômetro, para fiscalizar o uso de bebida alcoólica antes da condução do veículo.
Leia mais: Suspeito de embriaguez, policial rodoviário é preso após agredir funcionário no Paraná
“O direito que a pessoa tem de se reunir não pode limitar o direito de ir e vir e tranquilidade dos moradores da região. Queremos assegurar que as pessoas possam se divertir neste momento, mas sem perturbação de sossego”, afirmou.
Questionado sobre a recomendação do Ministério Público que pede abordagem “humanizada” para evitar violência como na última quinta-feira (24), Villa respondeu que a PM já segue essa linha de abordagem. “Como as imagens mostram, nós usamos de força no momento da prisão, no momento de prender um indivíduo que se negava a cumprir a ordem policial. Ele de fato estava machucado e a polícia não nega isso, porque ele reagiu. Se não quer ser preso ou não ficar machucado, é importante não reagir e obedecer a ordem policial”, respondeu.