"Marcola do Amazonas" é assassinado na frente da filha em Santa Catarina

por Lucas Novak
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 5 mar 2024, às 18h25. Atualizado às 18h26.

Marcos Gama Barroso, 45 anos, o “Marcola do Amazonas”, apontado como líder da fação criminosa PCC no estado do Amazonas, foi assassinado a tiros na frente da esposa e da filha, nesta terça-feira (5). O crime ocorreu em Indaial (SC), onde ele estava morando atualmente. Uma mãe e uma criança da escola, que não têm nenhuma relação com “Marcola”, foram feridas de raspão pelos tiros.

Conforme o portal R7, “Marcola” estacionou na frente da escola e sua esposa e a filha desembarcam. Enquanto ele aguardava a entrada da criança na creche, outro carro emparelhou ao lado dele. Dois criminosos desceram e atiraram no líder do PCC no Amazonas, morto com 16 tiros.

“Marcola” estaria morando há dois meses em Indaial, com a família, após fugir do Amazonas. Ele teria sido ameaçado de morte após trocar de facção criminosa. Ele usava o condime “Marcola”, que é o mesmo apelido do líder geral do PCC no Brasil, o Marcos Willian Herbas Camacho, que foi transferido na segunda-feira (4) do presídio federal de Mossoró (RN) para o de Catanduvas (PR).

Em relação ao “Marcola do Amazonas”, ele era procurado não só por liderar a facção criminosa no Amazonas, mas também porque foi condenado por homicídio no estado. Por esta condenação, ele estava com mandado de prisão em aberto desde 15 de dezembro de 2023. Dois suspeitos do assassinato de “Marcola” foram presos horas depois em Itapecerica da Serra, no interior de São Paulo, cidade que fica a 578 Km de Indaial.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.