"Por que machucou uma criança?", diz irmã de adolescente degolada no Paraná

De acordo com a irmã, a garota estava de férias na casa do pai, quando decidiu ficar, pois morando com o genitor, ela tinha mais "liberdade"

por Jonathas Bertaze
Com informações da RICtv
Publicado em 31 jul 2024, às 21h23. Atualizado em: 1 ago 2024 às 20h02.
POST 10 DE 19

A irmã de Moniely Santana questionou o motivo do assassinato da adolescente de 13 anos, morta a facadas no último sábado (27), em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba.

"Porque machucou uma criança?", diz irmã de adolescente degolada no Paraná
A adolescente de 13 anos morreu a facadas (Foto: reprodução/RICtv)

O suspeito do crime foi identificado, mas ainda não foi localizado. Conforme informações da Polícia Civil (PCPR), o crime teria sido motivado após uma discussão entre pai e filha, que ocorreu na frente do suspeito.

Em entrevista à RICtv, a irmã da vítima também descreveu os ferimentos de Moniely. “Quando minha irmã nasceu, eu estava junto, e eu estava lá quando foi enterrada. Até o último momento eu estava com ela. Ver ela na forma que estava, daquele jeito, naquele caixão, dói de lembrar. Ele a machucou muito nas mãos”, disse.

Ainda, conforme a irmã, a garota estava de férias na casa do pai, quando decidiu ficar, pois morando com o genitor, ela tinha mais “liberdade” e podia sair sem dar satisfação, diferente de quando morava com a mãe, que pedia para a filha voltar para a casa.

Motivação do crime

Segundo a investigação da Polícia Civil, o crime teria acontecido, pois o suspeito teria tomado as dores do pai durante a dicussão do genitor com a vítima. No entanto, o pai disse à polícia que a discussão entre ele e a adolescente foi “normal”.

“Ele tratou isso como algo normal. Não houve nenhum indicativo de que foi algo muito agressivo ou que chegou as vias de fato. No ponto de vista da investigação, não parece que foi uma discussão grave, até pelo tipo de relacionamento que existia ali entre a vítima e o pai. Isso é muito pessoal, cada pessoa reage de uma maneira de acordo com a discussão. Se aquilo for normal para o pai, ele não vai entender aquilo como uma discussão, mas se outra pessoa vendo aquilo e não for normal, ele pode, sim, entender como uma discussão”, disse o delegado da Polícia Civil do Paraná.

O suspeito é o caminhoneiro e teria conhecido o pai da vítima horas antes do crime. O homem foi convidado para um churrasco na casa da adolescente. Segundo os relatos, o assassinato da jovem ocorreu enquanto o pai estava dormindo. De acordo com a PCPR, foi descartado que a vítima tenha sofrido violência sexual.

Em entrevista a RICtv, um vizinho de Moniely, que também foi ao churrasco na companhia da mulher e de dois filhos, informou que o pai da adolescente apresentou o suspeito como um amigo do trabalho. Ambos são caminhoneiros e já teriam se cruzado em viagens no passado. Além disso, o vizinho contou que correu tudo bem durante o churrasco na casa do pai da adolescente e que não houve nenhuma briga ou discussão. 

Suspeito de matar jovem degolada fugiu para São Paulo

Conforme depoimento da esposa do suspeito, o homem está em São Paulo. “Pelo relato da esposa, ele retornou para casa, mas ele já teria uma proposta de emprego em São Paulo. Foi isso que a mulher do suposto autor teria relatado. E, em razão disso, ele já teria arrumado as coisas e partido”, contou o delegado. 

De acordo com as informações da RICtv, a relação entre pai e filha era boa, sem histórico de maus-tratos ou violência. Conforme os vizinhos, os dois moravam no condomínio há três meses. Conforme a mãe da vítima, a adolescente morava com o pai, pois não tinha um bom relacionamento com o padastro.

Moniely Santana foi sepultada na manhã desta quarta-feira (31), em Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais do Paraná. Em seguida, o pai da vítima prestou depoimento na delegacia. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!