Suspeito de matar frentista em Curitiba é denunciado pelo Ministério Público

A situação se iniciou após os dois discutirem por causa de um galão de combustíveis. O suspeito não teria gostado de uma fala da vítima

por Jonathas Bertaze
com informações da PCPR e MPPR
Publicado em 16 ago 2024, às 17h56. Atualizado às 19h42.
POST 11 DE 11

O suspeito de matar o frentista Felipe Moreira da Silva, de 26 anos, foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná nesta sexta-feira (16). James Laertes Pires, de 26 anos, responderá por homicídio triplamente qualificado.

Suspeito de matar frentista em Curitiba é denunciado pelo Ministério Público
A vítima, Felipe Moreira da Silva, à esquerda da foto e o suspeito, James Laertes Pires à direita da imagem (Fotos reprodução / facebook / câmera de segurança / PCPR)

James foi preso no dia 5 de agosto em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba. No entanto, o crime aconteceu no dia 28 de julho, em um posto de combustíveis, no bairro São Francisco, na capital paranaense.

Segundo o MPPR, após atirar contra o frentista, o denunciado tentou ainda matar outras duas pessoas que estavam no local, um homem e uma mulher, somente não conseguiu pois a arma que utilizava falhou. Por esse motivo, ele também foi acionado criminalmente por dupla tentativa de homicídio triplamente qualificado.

Segundo a Polícia Civil do Paraná, o suspeito discutiu com o frentista por um galão de combustível. Depois, ele retornou ao local e atirou contra a vítima, que morreu no estabelecimento. Após o crime, o autor fugiu do local.

A polícia conseguiu localizar e prender o suspeito, que será encaminhado ao sistema penitenciário

Nota da defesa do suspeito

Em nota, a defesa de James Laertes Pires disse que teve acesso tardio e parcialmente aos elementos do Inquérito Policial. Veja a nota na íntegra abaixo:

“As circunstâncias e o contexto dos fatos denunciados na data de hoje, pelo Ministério Público, ainda não estão claros, e a Defesa apenas se manifestará após o pleno acesso ao processo, em respeito à ampla defesa e ao contraditório, direitos essenciais à Justiça.

De qualquer forma, assim como consignado está desde o dia 30.07.2024, antes mesmo da representação pela prisão preventiva pela Autoridade Policial, JAMES está e permanecerá à disposição do Poder Judiciário”, disse a nota.

Relembre o caso que terminou na morte do frentista

De acordo com a delegada da PCPR, Camila Cecconello, o frentista disse ao cliente para procurar o galão que ele precisava em algum local perto, como lata de lixo para conseguir o produto. O suspeito então se irritou e começou a discutir com Felipe.

“A vítima acaba dizendo que não tem como vender aquele galão, não tem daquele modelo que ele precisa no momento, e então orienta a vítima, orienta o autor a procurar esse galão em algum local ali perto, alguma lata de lixo, ou tenta ajudar ele de alguma outra forma a conseguir esse galão de gasolina. O suspeito se sente ofendido segundo o relato das testemunhas e começa a dizer: ‘ah, mas eu não sou lixo’, não entendendo o que a vítima está querendo dizer, e então começa ali a discutir, falar algumas coisas no sentido de que ele não era lixo e que ele iria embora e que talvez até pudesse voltar”, afirmou a delegada. 

Depois disso, o cliente suspeito de matar o frentista volta ao posto de carro e acompanhado da esposa, Conforme a delegada, ele saiu do banco do motorista e começou a discutir com Felipe e, de acordo com testemunhas, deu um soco no rosto do jovem. 

“Ele toma a iniciativa de dar um soco no frentista que tenta se defender e revidar. Outras pessoas que estavam no posto tentaram separar a briga. Em um terceiro momento ele volta depois de uma hora mais ou menos, o autor volta, aparece pelas imagens ali que ele volta sozinho e já efetuando disparos de arma de fogo contra a vítima. O suspeito até aponta a arma para outras pessoas que também estavam no posto de gasolina. mas acaba não conseguindo efetuar os disparos”, concluiu Cecconello.

Assista ao vídeo da ação do suspeito:

Suspeito atira na vítima e deixa o local caminhando tranquilamente (Vídeo: Reprodução/Câmera de Segurança/PCPR)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui