Ataque hacker: governo é alvo de cybercrime
O site do Ministério da Saúde foi alvo de um ataque hacker durante a madrugada desta sexta-feira (10). Segundo a pasta, o ataque comprometeu os seguintes sistemas:
- e-SUS Notifica
- Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SP-PNI)
- ConecteSUS
- E funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação da covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.
O grupo responsável pelo ataque se autointitula Lapsus$. Os criminosos deixaram uma mensagem pedindo resgate pelas informações armazenadas. Veja parte do texto:
“Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está (sic) em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal estão investigando a invasão.
“O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas”
diz o texto.
Não é a primeira vez que o sistema do Ministério da Saúde foi invadido por hackers. Em janeiro e fevereiro deste ano dois ataques foram registrados. Em ambos os casos os hackers fizeram críticas à segurança da rede.
Até o fechamento desta matéria o site Ministério da Saúde permanece fora do ar.