Ausência de indícios levou ao fim das buscas por suposto avião desaparecido

Operações do Corpo de Bombeiros foram suspensas após quatro dias sem que nenhuma pista de um possível acidente fosse encontrada

Publicado em 5 ago 2024, às 14h38.
POST 8 DE 8

A ausência de qualquer indício, por menor que fosse, da possível queda de um avião na Serra do Mar, em Morretes, no Litoral do Paraná, levou o Corpo de Bombeiros a suspender as buscas na região após quatro dias. Segundo o major Gabriel, o fato de não haver nenhum vestígio de dano à vegetação ou de qualquer destroço na área onde o acidente teria ocorrido, justifica a suspensão da operação. Entretanto, as buscas poderão ser retomadas caso surjam novas evidências sobre o sumiço de uma aeronave ou mesmo de alguma pessoa.

Imagens de drone mostram local suspeito de queda de avião no litoral do Paraná
Corpo de Bombeiros suspende as buscas na serra do Mar (Foto: Tiago Silva / RICtv)

“Temos que levar em consideração que até o momento não há nenhuma confirmação de aeronave, mesmo de pequeno porte desaparecida. Estamos em contato com a aeronáutica, eles próprios já emitiram boletins, sendo que não há nenhuma aeronave desaparecida, tão pouco a notícia de pessoa desaparecida também”, explica o major do Corpo de Bombeiros.

Buscas varreram um grande trecho de mata fechada

A corporação realizou uma grande operação de busca na região da Serra do Mar depois que um comerciante afirmou ter escutado um estrondo parecido com uma explosão. Ele contou ao bombeiros que estava sol no momento em que ouviu o barulho, e que logo em seguida uma fumaça escura tomou conta da região da mata. No entanto, após quatro dias de trabalho, o Corpo de Bombeiros não localizou nenhum indício de um possível acidente com aeronave. Assim, descartaram a principal hipótese no início das buscas.

“Durante o dia de hoje [domingo], o Corpo de Bombeiros percorreu toda a área delimitada com drones. Então, na verdade, finalizamos o dia com uma área de mais de 200 mil metros quadrados batidos por terra, uma área bastante extensa, onde teria sido avistado essa fumaça por terra”, explica o major.

Buscas Serra do Mar
Comerciante acionou os bombeiros após ouvir um forte estrondo na região (Foto: Tiago Silva / RICtv)

Ele enumera os motivos que levaram à decisão de suspender as buscas. “Nessa situação, considerando também que não há nenhum outro indício, a gente não conseguiu verificar ali no mato nada que pudesse dar conta de uma queda, da árvore quebrada, uma área queimada, alguma coisa. Foi utilizada uma aeronave também para sobrevoo nessa região, com câmera termal, expandindo um pouco a área. E nada foi avistado, nem pela aeronave e nem com o drone”. 

Riscos de incêndio também foram descartados pelos bombeiros

O major Gabriel ressalta também que outra preocupação dos bombeiros, que era a possibilidade de um incêndio na vegetação, também foi descartada.

“Também era uma preocupação da fumaça, que pudesse ter alguma coisa que gerasse um incêndio, mas também com a câmera térmica isso já foi descartado. Então, a gente considera que não há nenhum risco ali de incêndio”, complementa. Dessa forma, os bombeiros só deverão retomar as buscas caso surja alguma outra evidência de um suposto acidente.

Buscas na Serra do Mar foram suspensas pelo Corpo de Bombeiros
Bombeiros não encontraram nenhum vestígio de uma possível queda de aeronave (Foto: Corpo de Bombeiros)

“Como não há nenhuma pessoa, não há registro de pessoa nem aeronave desaparecida, nesse momento suspendemos as operações. E ficamos no aguardado de novas informações, ou eventualmente de mais testemunhas de outras áreas que tenham verificado algo aqui na região. Ou mesmo informações sobre pessoas ou objetos desaparecidos. Porque, até o momento, na área de interesse foi totalmente exaurida a busca, pelo menos de objetos maiores”, conclui o major. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!