Balanço: Guarda Municipal atende média de 148 ocorrências por dia

por Daniela Borsuk
com Prefeitura de Curitiba
Publicado em 9 fev 2021, às 11h08.

O balanço de atendimentos da Guarda Municipal de janeiro resultou em uma média de 148 ocorrências por dia. As equipes das 10 regionais da cidade e dos grupos especiais da corporação foram acionadas, ao todo, para 4.604 situações, com 206 pessoas detidas: 19 adolescentes apreendidos e 187 adultos presos.

Os atendimentos têm início em denúncias da população feitas pelo telefone de emergência 153, do Centro de Operações da Guarda Municipal, nos postos de trabalho dos guardas e nas ações preventivas de patrulhamento.

O trabalho envolvendo a pandemia covid-19 soma o maior número de atendimentos: 894 durante o mês de janeiro.

“A pandemia impôs uma nova prioridade para os guardas municipais: as orientações e fiscalizações de descumprimento das medidas sanitárias que contribuem para frear o avanço do coronavírus”.

Pontua o secretário interino de Defesa Social e Trânsito e comandante da GM, Carlos Celso dos Santos Junior. 
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Balanço

Na sequência, o balanço da Guarda Municipal evidencia situações de trânsito: 830. A variedade desses atendimentos é grande: seis relacionadas a condutores dirigindo sob efeito de bebida alcoólica, quatro de motociclistas fazendo malabarismos com o veículo (como empinar a moto, por exemplo), outras oito de direção perigosa, um racha (disputa de corrida em via urbana), um veículo transitando pela calçada e um adolescente à frente do volante. 

Apoio a órgãos diversos, como Cohab, FAS, Secretaria do Meio Ambiente, Urbs, Siate, Samu e outros totalizaram 734 ocorrências, das quais 101 se referem à prestação de socorro e 57 a orientações sobre assuntos variados. 

Abordagens

As abordagens a pessoas suspeitas correspondem a 667 atendimentos da GM em janeiro, além de 153 situações envolvendo tráfico, porte ou uso de substâncias ilícitas e de 133 por danos (casos de arrombamentos, pichações, tumultos e vandalismos).

Houve, ainda, 100 ocorrências atendidas de furtos e outras 69 de roubo. Violação de medida protetiva chegou a 70 ocorrências.

Destacam-se também 18 condutas perigosas envolvendo transporte coletivo (ciclistas na traseira ou no teto do ônibus) e a recuperação de oito veículos furtados ou roubados.

Centro de Operações

Grande parte do êxito das ações dos guardas municipais conta com o apoio de informações e pedidos da população pelo Centro de Operações, que desde o segundo semestre de 2020 funciona dentro do projeto do município Muralha Digital.  

No COP-GM (telefone 153) os guardas recebem solicitações tanto de caráter preventivo como repressivo, dentro da respectiva área de atuação. De lá, os guardas que atendem a chamada do cidadão recebem a demanda e repassam para as equipes regionais espalhadas pela cidade.

“Após a triagem da situação, é registrada a demanda no sistema, efetuado contato via rádio ou telefone com as equipes de plantão em uma das dez regionais ou grupos especiais para atendimento”.

Explica o coordenador do COP-GM, inspetor Gilberto Ramos de Oliveira. 

A denúncia pelo 153 ajuda os guardas a serem mais efetivos no combate à criminalidade.

“Pelas informações é possível agir nas mais diversas situações, como auxiliar os demais órgãos municipais, no sentido de fornecer informações para prevenção de vandalismo, invasões e no combate em geral a situações em desacordo com as leis vigentes”.

Acrescenta o inspetor.