Bombeiros relatam que pista tremeu durante operações na BR-376
Durante as operações na manhã desta quarta-feira na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, agentes do Corpo de Bombeiros relataram para equipe da RICtv que a pista “tremeu” durante o trabalho de limpeza da pista.
Leia mais:
- Imagens de helicóptero mostram limpeza de pista no 3° dia de operações na BR-376
- Carro retirado de área de tragédia na BR-376 é de família que voltava de consulta médica
- Morretes amanhece debaixo d’água pelo segundo dia; veja fotos
Segundo as informações apuradas pelo repórter Erick Mota, era aproximadamente 9h quando os trabalhadores sentiram o balanço da rodovia. Os bombeiros tentavam retirar o caminhão que está atravessado na pista.
De acordo com o geólogo Abdel Majid Hach, há ainda um grande risco de novos deslizamentos, pois ainda não se sabe qual foi o movimento feito pela água. “Podemos ver que são várias cicatrizes no local. A instabilidade não está focada apenas onde aconteceram os deslizamentos. A água pode levar a estrada inteira, formando uma cratera”, disse o especialista.
O deslizamento
O deslizamento aconteceu por volta de 19h desta segunda-feira (28) e atingiu cerca de 200 metros de ambas as pistas da BR-376, em Guaratuba, que já se encontravam com filas durante a tarde. As camadas de lama arrastaram ao menos 15 veículos para fora da pista, segundo informações preliminares.
A ligação entre o Paraná e Santa Catarina pela BR-376 está interditada, sem previsão de liberação. Os bloqueios ocorrem na praça de pedágio de São José dos Pinhais, km 635 da BR-376 (PR), na unidade operacional da PRF em Tijucas do Sul (km 662) e na praça de pedágio de Garuva, no km 1,3 da BR-101 (SC). A rota alternativa indicada para ligação entre os dois estados é via BR-470 e BR-116.