Caminhão parou 3 vezes para reparos antes de acidente que matou time de remo

Delegado aponta três possíveis fatores: falha humana, mecânica ou combinação de ambos

Publicado em 28 out 2024, às 13h46. Atualizado às 14h20.

A Polícia Civil trabalha com três linhas de investigações para apurar as causas do acidente entre uma carreta e uma van que matou nove pessoas no dia 20 de outubro, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. A van levava uma equipe de remo, de Pelotas–RS.

Caminhão parou 3 vezes para reparos antes de acidente que matou time de Remo
O acidente deixou nove mortos (Foto: Corpo de Bombeiros)

Conforme o delegado Edgar Santana, a Polícia Civil teve acesso a algumas imagens que mostram que o caminhão fez pelo menos três paradas para realizar algum tipo de reparo antes do acidente.

“A primeira linha, de respeito a uma falha humana na direção do veículo automotor, ou seja, uma imperícia por parte do motorista, não tendo habilidades suficientes para conduzir o veículo. A segunda possibilidade, uma falha mecânica, decorrente da quantidade de problemas que ocorreu. Durante o trajeto e a terceira possibilidade, os dois fatores, a falha humana aliada ao problema mecânico”, disse o delegado.

Caminhoneiro pode ser indiciado por homicídio culposo

O caminhoneiro envolvido no acidente que ocorreu na noite de domingo (20), na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, deve responder por homicídio culposo – quando não há intenção de matar. Contudo, o delegado não descarta a hipótese de mudança no enquadramento.

Tudo o que se sabe sobre acidente com equipe de Remo na BR-376
Apenas duas pessoas sobreviveram ao acidente na BR-376 (Foto: reprodução/redes sociais)

“Precisamos realizar uma série de diligências e pode ser que no final do procedimento mude o enquadramento legal. Há uma possibilidade de o proprietário do caminhão também ser responsabilizado criminalmente, considerando a possibilidade de não terem ocorrido as manutenções preventivas no veículo. Portanto, precisamos aguardar o laudo pericial para constatar e nos informar o que ocorreu no veículo, se foi um problema pré-existente ou um problema que ocorreu durante o trajeto”, explicou Santana.

Lista dos atletas de remo vítimas do acidente da BR-376

Entre as vítimas estão adolescentes entre 15 e 17 anos, além de uma jovem, de 20 anos, um homem, de 43 anos, e o motorista da van, um homem de 52 anos.

  • Samuel Benites Lopes, 15 anos
  • Henri Fontoura Guimarães, 15 anos
  • João Pedro Kerchiner, 17 anos
  • Helen Belony, 20 anos
  • Nicole da Cruz, 15 anos
  • Angel Souto Vidal, 16 anos
  • Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
  • Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
  • Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui